A Fiat havia divulgado que seu conceito totalmente desenvolvido em Betim se chamaria Bugster. Foi com esse nome que ele foi chamado internamente, mas na verdade o conceito se chama FCC II, a continuação do conceito apresentado em 2006 também em São Paulo. O carro foi feito sobre com conceito Enviroment & Fun, um carro ecologicamente correto, que proporciona prazer ao dirigir. O carro foi construído com materiais ecologicamente corretos. Na definição da Fiat “Ele é um laboratório de pesquisas na busca de novas tecnologias, o ponto de partida para a adoção de novas soluções de mobilidade com materiais alternativos, reutilizáveis e não poluentes”. Para a construção da carroceria do FCC II fibras naturais de fontes renováveis foram utilizadas, com menor impacto ambiental. As peças utilizam a nanotecnologia para serem mais resistentes e leves. Os painéis de carroceria, como o capô, por exemplo, foram injetados em compósito com nanoargila, a chave de fenda que acompanha o kit de ferramentas foi injetada em plástico reciclado com fibras de curauá e sisal. Peças como reparos, discos de freio, molas e montantes de suspensão receberam revestimentos organometálicos isentos de metais pesados. A espuma que reveste os bancos foi feita com 30% de poliol de óleo de soja reciclado. A Fiat Automóveis já utiliza até 5% de poliol de soja em todos os bancos fabricados no Brasil. O propulsor é elétrico, alimentado por 93 baterias de íon lítio, que podem ser recarregadas em qualquer tomada 220 V. Para melhor distribuição de peso as baterias ficam no centro do carro. A autonomia é de 100 km e a potência máxima de 59 kW (80,2 cv). O torque máximo é de 22,9 kgfm. A transmissão é a Dualogic utilizada no Stilo e Linea. O FCC II tem 3.245 mm de comprimento, 1.814 mm de largura, 1.480 mm de altura e 2155 de entreeixos. A altura do solo é de 193 mm. As rodas são de 19 polegadas. Os pneus têm a medida 255/55 R19. O peso do modelo de 980 quilos. Fonte: Fiat
SALÃO DE SÃO PAULO-FIAT FCC II
- Danimar Lazaretti
- 27/10/2008
- 14:39
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