Porque o preço dos carros subiram tanto nos ultimos 10 anos?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ka-historia-01 Há onze anos, em dezembro de 1997, era possível comprar o Mille EX 1.0 de quatro portas por R$ 10,69 mil. No último levantamento do ano passado, o mesmo carro (com motor flex) custa R$ 24,56 mil. O aumento de preço, de 129,7% é quase o dobro na inflação no período, que foi de 70,9% (1998 a 2007, segundo o IPC da FIPE). Não foram muitos os carros que se mantiveram no mercado nesses dez anos, mas os poucos que restaram revelam o aumento expressivo no período. Levantamento feito nos arquivos do Jornal do Carro, do Jornal da Tarde, e do suplemento Veículos, do Estadão, mostra que a versão básica do Gol, o mais vendido no Brasil nesse período, custava R$ 13,45 mil e hoje seu preço de tabela é de R$ 28,27 mil. O Fiesta teve um aumento ainda maior, 140,5%. A versão vendida em dezembro de 1997, de quatro portas e motor 1.0, custava R$ 12.869. Hoje, depois de uma reestilização e com o motor também 1-litro, mas flexível em combustível, custa R$ 30.945. Bras1987-Uno-1.5R Os modelos estudados foram comparados com seus similares, já que nesse período tiveram mudanças na linha. Na maioria dos casos, no entanto, as mudanças foram poucas. Nos carros pequenos foram incluídos alguns equipamentos por exigência de lei, como o apoio de cabeça para os passageiros de trás e o cinto de segurança de três pontos. Mesmo no Ka, que foi relançado, as mudanças técnicas não foram muitas em relação ao seu similar de dez anos: o atual (como o antigo) não tem nem direção hidráulica. A propósito, nenhum dos básicos relacionados tem direção hidráulica, mesmo na versão 2009. Outras mudanças banais “melhoraram” os carros de hoje: pára-choque na cor do carro, calotas e pneus 155. classiclife Houve mudanças no visual e no acabamento interno, que hoje tem muito material plástico, mais leve e de menor custo. O único carro médio relacionado na lista comparativa foi o Vectra. O modelo 98, na versão GL com motor 2.0, era vendido por R$ 24.397. Hoje o Vectra mais barato é o Expression, que custa R$ 56,41 mil. A diferença é de 131,2%!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários