Há pouco tempo, passou a ser obrigatório na europa o airbag e o ABS. Agora, o Parlamento Europeu aprovou a obrigatoriedade de controle eletrônico de estabilidade (ESP) em carros vendidos no continente a partir de 2011. Além do item, carros fabricados a partir desse período terão de vir equipados de série com sistema de verificação da pressão dos pneus e respeitando novos limites de emissões de poluentes. As novas irão valer em todos os países da União Européia, que tolerará veículos sem o equipamento até 2018. Pequenos fabricantes de veículos fora-de-série podem encontrar problemas ao adaptar seus carros à norma, uma vez que não possuem tanto recursos quanto tecnologia para o desenvolvimento de um controle compatível às regras, em seus automóveis. Segundo comunicado do parlamento, hoje cerca de 50% dos carros comercializados nos países que da EU usam o equipamento. Eles acreditam que com a obrigatoriedade até 80% dos acidentes em rodovias poderão ser evitados. O ESP corrige eventuais falhas de pilotagem, evitando que o veículo derrape e mantendo uma trajetória segura. Além das funções específicas para controle de estabilidade, ele reúne, num único módulo, três funções: ABS, TCS e EBD (Electronic Break force Distribution, que calcula a máxima pressão do freio que pode ser aplicada sem risco de travamento do eixo traseiro, com base nos efeitos da variação da carga do veículo).
ESP passará a ser obrigatório em carros europeus a partir de 2011
- Henrique Rodriguez
- 15/04/2009
- 01:25
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