Audi Q5 será lançado no dia 27 de maio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Q5080283_medium O crossover alemão Audi Q5 desembarcará aqui no Brasil oficialmente no dia 27 de maio, daqui a 22 dias. O SUV será importado de Ingolstadt, Alemanha, onde é produzido. Com a presença desse modelo no mercado a Audi pretende entrar em um segmento que vem crescendo no Brasil, o de crossovers, mesmo que o Q5 fique acima do preço de modelos mais vendidos desse segmento – o Q5 deverá partir de 170.000. Aqui no Brasil serão oferecidas duas opções de motorização para o Q5. A primeira é o 2.0 TFSI, o mesmo que equipa o Golf GTI europeu e o Tiguan, recém lançado no Brasil, porém com relação ao crossover VW o modelo ganha 11 cavalos de potência devido à modificações no propulsor. O bloco é de quatro cilindros, com 211 cavalos de potência entre 4.300 e 6.000 rpm e torque de 35,6 kgfm entre 1.500 e 4.200 rpm. Q5080284_medium Acoplado a uma caixa automática S-Tronic de dupla embreagem e sete velocidades com opção de trocas manuais no volante o Q7 2.0 faz 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, atingindo 222 km/h de velocidade máxima, números da Audi. Nada mal para um crossover e números semelhantes aos do Golf GTI europeu (0 a 100 km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima de 240 km/h). A versão mais cara do Q5 virá com propulsor V6 3.2 FSI capaz de desenvolver 265 cavalos de potência a 6.500 rpm e torque de 33,6 kgfm entre 3.000 e 5.000 rpm. O torque é menor do que o desenvolvido pelo 2.0 TFSI. A explicação se deve ao fato de o bloco de quatro cilindros possuir turbocompressor. Q5080282_medium Com transmissão automática de seis velocidades o modelo faz 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, atingindo velocidade máxima de 234 km/h. Ainda não sabemos qual transmissão será disponibilizada por aqui. Vale a pena lembrar que esses números de desempenho são obtidos na Europa. Caso o proprietário brasileiro não utilizar gasolina premium é possível que esses números não sejam obtidos. Para controlar melhor todos os cavalos do motor e para se sair melhor em percursos off road o Q5 vem de série em todas as versões com tração integral Quattro e diferencial autoblocante que pode levar até 65% da força para as rodas dianteiras e 85% para as rodas traseiras. Em condições normais essa divisão fica em 40% para a frente e 60% para a traseira. Q5080145_medium O visual do crossover segue bem as tendências da Audi. Possui elementos muito similares aos do Q7, principalmente na frente. A traseira tem estilo um pouco diferencial e a lateral possui belos vincos e linha de cintura elevada, que faz ele parecer um pouco menor do que realmente é. Por falar em tamanho, o Q5 não é exatamente compacto. O crossover possui 4,63 metros de comprimento, 1,88 m de largura e altura de apenas 1,65 metros. Essa pequena altura dá um ar de esportividade ao carro juntamente com as rodas aro 17 que calçam pneus com medida 235/65 de fábrica. Opcionalmente o modelo pode vir com pneus e rodas maiores. Q5080149_medium O interior tem espaço suficiente para acomodar cinco ocupantes, já que o entreeixos é de 2,80 metros. O banco traseiro pode ser regulado em altura em até 10 centímetros. O porta-malas possui capacidade para 540 litros de bagagem, número que passa para 1.560 se os bancos traseiros forem rebatidos. Dois pacotes de estilo estarão disponíveis para o Q5. O primeiro é o Pack Off Road, que adiciona ao carro molduras nas caixas das rodas que são de 19 polegadas nessa versão. Outro pacote é o S-line, que deixa pra traz o lado aventureiro para destacar a esportividade do modelo. Podemos destacar nesse pacote entradas de ar maiores no para-choques dianteiro e grade em forma de colméia. As rodas nessa versão são de 20 polegadas com raios duplos. Q5080152_medium Na lista de equipamentos podemos destacar ar-condicionado digital dual zone, sistema de som com oito alto falantes, ajustes elétricos nos bancos, ABS, controle eletrônico de tração e estabilidade, sensores de estacionamento, airbags frontais, laterais e de cortina e teto solar duplo. Um dos destaques da lista de opcionais é o som da empresa dinamarquesa Bang & Olufsen. O preço da versão básica do Q5 será de R$ 170.000 reais. As versões mais caras encontrarão rivais como o Mercedes GLK 250, que custa R$ 255 mil, e o BMW X3 3.0 Sport, cujo preço é de 269 mil reais. A versão mais barata do Q5 terá que encarar o custo-benefício do Volvo XC60, que na versão Comfort custa 138.000 reais com motor 3.0 seis cilindros turbo de 285 cavalos, além de outros rivais de peso.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários