Audi Q5 será lançado no dia 27 de maio

Audi / Brasil

Audi Q5 será lançado no dia 27 de maio

Q5080283_medium O crossover alemão Audi Q5 desembarcará aqui no Brasil oficialmente no dia 27 de maio, daqui a 22 dias. O SUV será importado de Ingolstadt, Alemanha, onde é produzido. Com a presença desse modelo no mercado a Audi pretende entrar em um segmento que vem crescendo no Brasil, o de crossovers, mesmo que o Q5 fique acima do preço de modelos mais vendidos desse segmento – o Q5 deverá partir de 170.000. Aqui no Brasil serão oferecidas duas opções de motorização para o Q5. A primeira é o 2.0 TFSI, o mesmo que equipa o Golf GTI europeu e o Tiguan, recém lançado no Brasil, porém com relação ao crossover VW o modelo ganha 11 cavalos de potência devido à modificações no propulsor. O bloco é de quatro cilindros, com 211 cavalos de potência entre 4.300 e 6.000 rpm e torque de 35,6 kgfm entre 1.500 e 4.200 rpm. Q5080284_medium Acoplado a uma caixa automática S-Tronic de dupla embreagem e sete velocidades com opção de trocas manuais no volante o Q7 2.0 faz 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, atingindo 222 km/h de velocidade máxima, números da Audi. Nada mal para um crossover e números semelhantes aos do Golf GTI europeu (0 a 100 km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima de 240 km/h). A versão mais cara do Q5 virá com propulsor V6 3.2 FSI capaz de desenvolver 265 cavalos de potência a 6.500 rpm e torque de 33,6 kgfm entre 3.000 e 5.000 rpm. O torque é menor do que o desenvolvido pelo 2.0 TFSI. A explicação se deve ao fato de o bloco de quatro cilindros possuir turbocompressor. Q5080282_medium Com transmissão automática de seis velocidades o modelo faz 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, atingindo velocidade máxima de 234 km/h. Ainda não sabemos qual transmissão será disponibilizada por aqui. Vale a pena lembrar que esses números de desempenho são obtidos na Europa. Caso o proprietário brasileiro não utilizar gasolina premium é possível que esses números não sejam obtidos. Para controlar melhor todos os cavalos do motor e para se sair melhor em percursos off road o Q5 vem de série em todas as versões com tração integral Quattro e diferencial autoblocante que pode levar até 65% da força para as rodas dianteiras e 85% para as rodas traseiras. Em condições normais essa divisão fica em 40% para a frente e 60% para a traseira. Q5080145_medium O visual do crossover segue bem as tendências da Audi. Possui elementos muito similares aos do Q7, principalmente na frente. A traseira tem estilo um pouco diferencial e a lateral possui belos vincos e linha de cintura elevada, que faz ele parecer um pouco menor do que realmente é. Por falar em tamanho, o Q5 não é exatamente compacto. O crossover possui 4,63 metros de comprimento, 1,88 m de largura e altura de apenas 1,65 metros. Essa pequena altura dá um ar de esportividade ao carro juntamente com as rodas aro 17 que calçam pneus com medida 235/65 de fábrica. Opcionalmente o modelo pode vir com pneus e rodas maiores. Q5080149_medium O interior tem espaço suficiente para acomodar cinco ocupantes, já que o entreeixos é de 2,80 metros. O banco traseiro pode ser regulado em altura em até 10 centímetros. O porta-malas possui capacidade para 540 litros de bagagem, número que passa para 1.560 se os bancos traseiros forem rebatidos. Dois pacotes de estilo estarão disponíveis para o Q5. O primeiro é o Pack Off Road, que adiciona ao carro molduras nas caixas das rodas que são de 19 polegadas nessa versão. Outro pacote é o S-line, que deixa pra traz o lado aventureiro para destacar a esportividade do modelo. Podemos destacar nesse pacote entradas de ar maiores no para-choques dianteiro e grade em forma de colméia. As rodas nessa versão são de 20 polegadas com raios duplos. Q5080152_medium Na lista de equipamentos podemos destacar ar-condicionado digital dual zone, sistema de som com oito alto falantes, ajustes elétricos nos bancos, ABS, controle eletrônico de tração e estabilidade, sensores de estacionamento, airbags frontais, laterais e de cortina e teto solar duplo. Um dos destaques da lista de opcionais é o som da empresa dinamarquesa Bang & Olufsen. O preço da versão básica do Q5 será de R$ 170.000 reais. As versões mais caras encontrarão rivais como o Mercedes GLK 250, que custa R$ 255 mil, e o BMW X3 3.0 Sport, cujo preço é de 269 mil reais. A versão mais barata do Q5 terá que encarar o custo-benefício do Volvo XC60, que na versão Comfort custa 138.000 reais com motor 3.0 seis cilindros turbo de 285 cavalos, além de outros rivais de peso.