Para o ano de 2009 a Volkswagen anunciou o lançamento de três modelos importados, o conversível Eos, o sedan com estilo de coupé Passat CC e o crossover Tiguan. Este último acaba de chegar às ruas brasileiras trazendo bastante tecnologia e qualidade construtiva, além de um motor 2.0 turbo, como armas para enfrentar um segmento bastante disputado. O Tiguan é feito na fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha. O nome vem da associação do tigre, que representa força, com a versatilidade da iguana. O Tiguan deve agradar quem vive nas cidades mas costuma se aventurar em trilhas off road. Claro que não é possível encarar desafios mais radicais, já que o Tiguan é um carro feito para o asfalto. A qualidade construtiva do modelo é muito elogiada, sendo um dos mais seguros modelos do segmento. Nos testes do EuroNCAP o SUV recebeu a nota máxima no crash test. Recentemente o melhor resultado em um teste de capotagem realizado pelo Institute Insurance Highway Safety, ou IIHS, foi do VW. O pior carro nesse teste foi o Kia Sportage. Um dos destaques do Tiguan é o propulsor 2.0 Turbo TSI de 16 válvulas, capaz de gerar 200 cavalos de potência a 5.100 rpm e torque de 28 kgfm entre 1.700 e 5.1000 rpm. O sistema de injeção direta injeta a gasolina diretamente na câmara de combustão, o que resulta em mais potência e menor consumo, reduzindo também as emissões de CO2. Em conjunto com a moderna e elogiada transmissão automática de seis velocidades Tiptronic o motor 2.0 TSI leva o Tiguan de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundo, número que causa inveja em muitos “esportivos” nacionais. A velocidade máxima é de 207 km/h, também um bom número. A direção é precisa e tem respostas rápidas, garantindo assim prazer de dirigir em qualquer tipo de terreno. A suspensão bem acertada e a ótima transmissão também ajudam a deixar o motorista do Tiguan feliz. A tração é integral de série, do tipo 4MOTION de última geração. A tração 4×4 melhora o desempenho do carro em percursos fora de estrada e também auxilia no asfalto, garantindo bastante segurança no caso de piso com baixa aderência. Vários recursos eletrônicos ajudam a garantir segurança aos ocupantes do Tiguan. Os freios possuem assistência do ABS de série. O sistema ASR controla eletronicamente a tração, evitando a perda de aderência dos pneus. O sistema ESP também está presente de série. Um sistema chamado HBA, ou Hydraulic Brake Assist, atua nas situações de frenagem brusca sem pressão suficiente para ativar o ABS. O HBA reconhece a rapidez da frenagem e aciona automaticamente o ABS, independente da pressão colocada sobre o pedal do freio. Com este sistema, o ABS estará sempre ativo. O freio de estacionamento eletrônico possui a função auto-hold. Com ela, nas situações de transito mais intenso não é necessário que o condutor mantenha o pedal do freio pressionado para que o veículo continue parado. O indicador de perda de pressão dos pneus também é de série. O sistema faz a leitura da pressão dos pneus a cada 30 segundos. Caso detecte alguma irregularidade a informação será mostrada na tela do computador de bordo, também de série.Um recurso útil em viagens longas é o piloto automático, que mantém a velocidade constante sem que o motorista precise ficar com o pé no pedal do acelerador. No interior o acabamento possui materiais de boa qualidade. Na frente são oito saídas de ar condicionado, todas ovais, para os ocupantes de traz existem mais duas saídas de ar condicionado. O painel é similar ao dos últimos carros da Volkswagen lançados, entre eles estão as novas gerações de Gol, Polo e Golf. Os bancos traseiros podem ser divididos na proporção 60/40 e rebatidos. Eles podem ser ajustados em 16 centímetros no sentido longitudinal, aumentando o espaço para as pernas ou para a bagagem. A capacidade do porta-malas não é das maiores, mas a capacidade de arrasto do reboque é de até 2.500 kg. São oferecidas sete opções de cores para a carroceria e seis padrões de revestimento no interior, sendo três de tecido e três de couro. O Tiguan sai de fábrica equipado com duplo airbag frontal, airbags laterais dianteiros e do tipo cortina, computador de bordo, volante de direção multifuncional em couro, retrovisor interno com sistema antiofuscamento, sensores de estacionamento e de chuva. Também é de série a função “coming home/ leaving home” dos faróis. Quando acionada, ela mantém as lâmpadas acesas para que o condutor tenha seu caminho iluminado, seja para sair do carro e chegar em casa, seja para voltar de algum lugar e caminhar até o modelo com maior segurança. De série o revestimento é de tecido, mas opcionalmente pode vim com revestimento em couro de três tipos, além de mais dois tipos de tecidos. Ainda nos equipamentos de série temos ar-condicionado de duas zonas, CD Player com MP3 e entrada multimídia para fontes de áudio externo, oito alto-falantes, descansa-braço central dianteiro e traseiro, mesas dobráveis na parte de trás dos encostos dos bancos dianteiros e acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores. O Tiguan é equipado de série com rodas de liga-leve de 17 polegadas Boston e pneus 235/55 R17. Opcionalmente o Tiguan pode vir com bancos em couro com aquecimento e ajuste elétrico de altura e do apoio lombar para o banco do motorista, teto solar panorâmico Skyview, faróis de xenon direcionais com lavador, pintura metálica ou perolizada, rodas de liga-leve de 19 polegadas New York, gancho para reboque e módulo off-road, que ajusta o veículo para encarar aventuras mais radicais. O preço do Tiguan “básico” é de R$ 124.190.
Mais detalhes sobre o Volkswagen Tiguan
- Danimar Lazaretti
- 04/05/2009
- 01:30
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