Na manhã de ontem a Fritz Henderson, presidente de General Motors anunciou todo orgulhoso, que o híbrido Volt é capaz de rodar 230 milhas com um galão de combustível (3,78 litros). Isso quer dizer, que ele consegue rodar 97,7km com um litro de gasolina. Ele é movido por um motor elétrico ligado a uma bateria que tem autonomia de 65km. Depois disso, um pequeno motor interno movido à gasolina pode gerar electricidade para mais 480km. Para menos de 65km, em teoria, ele não precisa de gasolina. Mas fica a dúvida, como a GM chegou a esta conclusão? Para isso ela usou de muita matemática: Façamos a conta em milhas por galão e depois convertemos para km/l, sendo que 1 milha tem 1,6 Km e 1 galão americano = 3,78 litros. O veículo possui uma bateria capaz de movimentá-lo com o motor de combustão desligado até 40 milhas (65 Km) desde que 100% carregada, em baixa velocidade e com faróis e a/c desligados. Segundo pesquisas 78% dos motoristas conduzem menos de 40 milhas por o dia. Então carregar totalmente as baterias em uma noite, é feita sem problemas em uma tomada comum. As primeiras 40 milhas são rodadas sem consumo de gasolina, apenas gasta-se a carga da bateria. A partir daí o motor liga na função de auto manutenção da carga, passando a manter as baterias caarregadas por mais 11 milhas, com um consumo de 50 milhas por galão (21 km/l). Como rodaremos apenas 11 milhas, gastaremos 0,22 galões. Considerando que foram 51 milhas usando a gasolina apenas em 11 milhas, teremos 50 milhas gastando 0,22 galões, ou seja cerca de 230 milhas por galão, ou 97,7Km/l. Se considerarmos que não rodaremos mais de 51 milhas antes de carregar por toda a noite as baterias e considerando que temos em nossa casa eletricidade a custo zero, o consumo é realmente impressionante, mas não tanto quanto o do Nissan Leaf… Veja também | Chevrolet Volt faz 97,7km com um litro de gasolina
Entenda como foi calculado o consumo de 230MPG do Chevrolet Volt
- Henrique Rodriguez
- 12/08/2009
- 17:54
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