A postagem estava programada para o dia 1º de dezembro, mas um dia de atraso não faz mal. Estamos no último mês de 2009. Vejamos nossa visão de mercado na Volkswagen em dezembro de 2008: o Gol G5 havia sido lançado há pouco tempo, e não haviam informações concretas sobre a Nova Saveiro e o Novo Fox. Amarok, então, era apenas um conceito. Vamos retornar ainda mais, para antes do lançamento do Gol G5, que à época era chamado de Gol NF (Neue Familie, ou Nova Família em alemão). A expectativa era grande, o Gol G4 já não agradava mais (e nunca agradou, com seu acabamento reprovado por muitos donos e sites especializados). A curiosidade de um carro novo acabara com o vazamento das fotos do Novo Gol no dia 23 de junho. Nunca a Volkswagen desejara tanto o fígado de certas pessoas, mas isso é um outro assunto completamente desnecessário. O "boom" do vazamento das fotos foi, publicitariamente falando, muito melhor que fotos oficiais no dia do lançamento. Passado o alvoroço, vieram algumas críticas. Nada demais pois, na minha opinião, fora um dos mais belos Volkswagen produzidos no Brasil. Logo após, ressurgiu das cinzas o Voyage, após muita polêmica sobre seu novo nome, que poderia ser Gol Sedan ou Luna, que acabou vindo como Voyage, para a felicidade de muitos fãs da montadora. Logo após, veio a Saveiro. Não foi o mesmo alvoroço que no lançamento do Gol G5, pois a dianteira já era conhecida, mas a traseira impressionou muitos – positivamente e negativamente. Eu, que entrei em uma na semana do lançamento, gostei do resultado final. Eis que surge o câmbio I-Motion, disponível no Polo, Gol e Voyage. O I-Motion é um câmbio automatizado, "concorrente" do Dualogic da Fiat e do Easytronic, da Chevrolet. Passado o lançamento da Saveiro e do I-Motion, a Volkswagen retornou ao seu cantinho no mercado brasileiro, até que estourou, literalmente, o escândalo dos motores 1.0 VHT, com riscos de explosões e entre outros problemas, o que afetou e continua afetando as vendas da marca. É lançado o Agile, da Chevrolet, o principal concorrente do Novo Fox, que nem havia lançado. Quase um mês depois o Novo Fox é revelado, com a tentativa fracassada de ofuscar o modelo da Chevrolet (pelo contrário, os dois foram comparados com outros modelos como Sandero e não perderam destaque, embora o Agile tenha saído na frente neste quesito). O Novo Fox por si já é inovador: largou sua cara de bonzinho para uma de invocado, interior refinado (podendo ter volante do Passat CC), câmbio I-Motion como opcional, e além de tudo isso, é a cara do Novo Polo europeu. E isso é bom, haja vista que o Novo Fox básico não custa uma fortuna e não substituiu o Polo como muitos temiam. A Volkswagen começa a evoluir no mercado brasileiro. Não posso deixar de dar espaço ao CrossFox que, embora seja mais Fox do que Cross, evoluiu e está mais bonito e "limpo" que o anterior. Em geral, ficou muito bonito, assim como o Fox. A SpaceFox permanece a mesma até agora, mas a nova promete: lanternas em leds poderão~ser destaque no modelo. O último lançamento, não menos importante, é o da Amarok. Embora muitos flagras tenham sido feitos recentemente, a imagem oficial sempre é essencial para um veredicto final. E, convenhamos, a picape ficou espetacular! Design refinado, limpo e ao mesmo tempo agressivo. Mas acima de tudo, sóbria. Ela ainda não foi lançada, mas após a chegada da Volkswagen no mercado de picapes médias e o "boom" da imprensa automotiva, a picape deve fazer sucesso, embora as expectativas de preço preocupem muita gente (entre R$ 80 mil e R$ 120 mil). Termino o texto por aqui. Espero que tenham gostado, e fiz um breve resumo do avanço da Volkswagen nos últimos meses, mesmo com os escândalos. A montadora até agora está de parabéns e, com exceção dos motores, só tem adquirido comentários positivos de grande parte da imprensa automotiva. E ela deve continuar assim, afinal ano que vem a Volkswagen terá 13 lançamento. Ela – e nós, consumidores – só teremos a ganhar.
O avanço da Volkswagen em 2009
- Johanns Lopes
- 02/12/2009
- 22:58
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...