Tecnologia e automóveis: uma evolução conjunta em prol da mobilidade

Eventos / Ford / Kia / Peugeot

Tecnologia e automóveis: uma evolução conjunta em prol da mobilidade

ford-sync-20090520-600 Desde o início da década de 1990 a Informática e as tecnologias mais avançadas como os telefones celulares vem crescendo constantemente, oferecendo novos empregos e uma tecnologia sem igual, que conquistara milhões de consumidores no mundo. No início, o fundamental era apenas telefonar, hoje, fazer chamadas já é algo secundário em um aparelho que já acessa seus e-mails, redes sociais e é uma central de entretenimento portátil. Cada vez mais, o aparelho acumula mais funções. E o mesmo está acontecendo no setor automobilístico. Na vida moderna, se afastar da tecnologia é algo muito difícil, e como não se pode usar o celular enquanto se dirige (pelo menos não legalmente), coube ao sistema de som acumular tais funções para se adequar à necessidade de mobilidade de seus passageiros. peugeot-5008_2010_01 Há algum tempo, um aparelho que tinha um sistema FM Stereo era o top de linha, e com o tempo ganhou CD, DVD, GPS, e hoje, através da tecnologia Bluetooth pode funcionar como um aparelho celular, usando o celular como antena. Em alguns sistemas de novos veículos, a Internet se faz presente no sistema. Na verdade, tudo – ou praticamente tudo – atualmente gira em torno da Internet. A Peugeot percebeu isso, e se tornou uma das pioneiras no serviço de internet sem fio dentro dos automóveis. Na última edição do Salão de Frankfurt a montadora apresentou a minivan 5008, modelo com acesso a tecnologia 3G ligada a uma unidade de internet sem fio. Uma entrada USB recebe o cartão SIM, o chip da operadora para oferecer a internet de maneira contínua. peugeot_5008-6909focu_mp3_02 Este equipamento já é oferecido como acessório para os veículos da marca. A comodidade de usar um notebook de dentro do carro trará vantagens para todas as pessoas, desde jovens e crianças que ficarão jogando online até executivos que precisam se conectar de qualquer lugar. A Ford possui algo ainda mais avançado e interessante. Fazer pesquisas, fazer novas amizades, realizar trabalhos, se comunicar com outras pessoas no meio profissional, tudo isso é necessário no mundo de hoje. E porque não fazer isso dentro de seu carro ao ir para o trabalho? Isso é possível com o sistema Ford Sync, desenvolvido em conjunto com a Microsoft. Ele reproduz MP3, rádio e possui GPS, tudo comandado por voz – em inglês, claro – ou por toques em sua grande tela touch screen. Ford Sync ™:  Ford Sync™ allows consumers to operate nearly any mobile phone or digital media player using voice commands or the vehicle’s steering wheel or radio controls. Pictured here are just some of the devices that can easily function inside of Ford vehicles equipped with Sync.

Ele chegou ao mercado em 2008, e está disponível no Brasil nos Ford Fusion e Edge.  A nova geração do Sync foi apresentada no início de janeiro. Dentre as inovações está a sincronização do automóvel com qualquer dispositivo Bluetooth e o acesso a todos os aplicativos compatíveis desses gadgets, ouvir rádios on-line e, talvez o mais legal de tudo, acessar o Twitter, Facebook e sites similares, podendo os atualizar via comando de voz.  kia_uvo_microsoft_main_a A Kia também se uniu à Microsoft, e criou o UVO. Com ele também  é possível acessar conteúdo de mídia e se conectar com as pessoas por meio de comandos de voz. O diferencial é que ele é mais rápido e interativo. Você pode fazer perguntas como "O que está tocando?", obtendo respostas por falas, sem a necessidade de leitura, o que poderia desviar a atenção do condutor na estrada. Ele chega ao mercado ainda esse ano a bordo do novo Kia Sorento. 0,,19001674,00 Essas tecnologias que lhe permite ter tudo em suas mãos, interligando vários sistemas na internet são chamadas de Cloud Computing. Um exemplo na internet é o Google Docs, nele você pode armazenar seu documento na rede, podendo ser acessado a qualquer minuto na Internet e convidar amigos para ver o documento que você deseja. Tomando a nova geração do Ford Sync como exemplo: sem um sistema operacional, com ele você pode acessar a Internet de qualquer lugar a qualquer hora, e com isso ouvir rádios e entrar em redes sociais não sendo necessário um Disco Rígido para armazenamento, mas ele depende de sistemas presentes na internet . Kia-Uvo-touch-screenFord-Fusion_2010_800x600_wallpaper_15 Se no começo o hábito de ter um celular era apenas para realizar ligações (até mesmo pelas limitações tecnológicas da época), hoje já se pode ler e-mails, escutar música e até usa-lo como cartão de crédito. A evolução do celular não acabou, assim como a dos sistemas automotivos. Em breve, a tecnologia embarcada em sistemas como o UVO e o Sync poderão ser o diferencial na venda de um automóvel, e o mesmo ter a função de transporte como algo secundário. Ford-Fusion_2010_1600x1200_wallpaper_20 Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro

  • Anônimo
  • Anônimo

    Olá,
    parabéns pelo blog.
    Nós somos uma ME de cursos.
    Ministramos cursos voltados para a área de Postos de Combustíveis.
    No nosso treinamento ensinamos aos alunos que tudo relacionado com automóveis e combustíveis nos interessam.
    Estamos montando um site, como serão publicados vários links para pesquisa, gostaríamos de solicitar a inclusão do seu blog em nosso site.
    Agradecemos a atenção.
    Sds,
    Horizonte Cursos.

  • Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Melissa.

  • Gostamos muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Antonio.

  • Muito legal, torçendo aqui por vcs.

    O futuro será Gol vindo desde a versão 1.0 com dvd e gps hahaha. Tudo bem exaegerei!