No lançamento do Novo Uno, no início de maio a Fiat exibiu aos jornalistas o protótipo Ecology. Quase um mês depois o modelo foi exposto no Challenge Bibendum, evento sobre tecnologias sustentaveis para o transporte, onde o conheci de perto. A já se sabia que este protótipo mostrava tecnologias que visavam a economia de combustível, mas não haviam contado tudo. O motor usado é o 1.0 EVO, mas calibrado para rodar apenas com etanol. Peças plásticas da carroceria e do interior têm bagaço de cana em sua composição, o que reduziu o peso das peças em cerca de 8%. O aspecto que passa é interessante, parece que é tudo feito de Eucatex ou papelão, sendo resistente. Os bancos usam fibra de côco e látex na composição, sendo permeável ao ar, anti-fungo, reciclável e biodegradável. O uso desses componentes naturais fez evitar o uso de 7 quilos de poliuretano (substância derivada do petróleo) no veículo. A revestimento dos bancos ainda consomem 30 garrafas PET. No total, foram 16,5 quilos de material renovável aplicados no protótipo. Em tecnologia, o conceito traz um teto solar fotovoltaico, que auxilia na carga da bateria, reduzindo a necessidade de geração de energia por parte do motor e, conseqüentemente, economizando combustível. Os vidros trazem uma película anti Infra-Vermelho, que permite que o ar condicionado seja acionado em menor intensidade, por causa da irradiação do calor no interior ser dificultada, o que reduz em até 1% em consumo de combustível em relação à utilização do ar condicionado em máxima potência. O motor também é dotado do sistema Start-stop, que desliga o motor quando o carro para num semáforo e religa automaticamente o motor quando o pedal da embreagem for acionado, tendo uma economia de 5%. Há também o sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring System) que informa ao motorista, através de um sinal luminoso, se há algum pneu com pressão abaixo do especificado, auxiliando no baixo consumo do veículo. O econômetro, de série na versão Vivace, também ajuda o motorista a economizar.
Fiat revela detalhes do protótipo Uno Ecology
- Henrique Rodriguez
- 25/06/2010
- 12:27
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...