O Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos, famoso por suas avaliações em diversos continentes como a Europa (lá chamado de Euro NCAP), realizou seus primeiros testes com modelos vendidos no Brasil (com exceção de um apenas). Os resultados não foram animadores para o consumidor brasileiro. O melhor do teste foi o Toyota Corolla, equipado com airbags, conseguindo 4 de 5 estrelas na proteção de um adulto e apenas uma estrela de cinco na proteção de uma criança. Segundo o teste, um adulto poderia machucar os joelhos, e a criança poderia bater no banco do motorista durante a batida. Em seguida, no ranking, fica o Fiat Palio com airbags, que conseguiu 3 estrelas na proteção de um adulto e duas estrelas na proteção de uma criança. Já sem airbags, o modelo tem apenas uma estrela e duas estrelas, nas respectivas classificações. No caso do modelo equipado com airbags, ao modelo poderia machucar o motorista no peito, e sem airbags, ele poderia sofrer lesões em várias partes do corpo. O concorrente Volkswagen Gol registrou resultados iguais. O Peugeot 207 atingiu duas de cinco no caso de um adulto e de uma criança, equipado com as bolsas infláveis. Sem os airbags, ele possui apenas uma estrela e duas estrelas na proteção dos passageiros nas respectivas classificações. Segundo a avaliação, o motorista poderia machucar-se facilmente no painel durante um acidente. A Meriva com airbags mostrou-se relativamente segura, tendo apenas falhas no painel que poderiam machucar o condutor do veículo. O resultado do teste foi de três estrelas e uma estrela, porque uma criança na cadeirinha bateria no banco do condutor. O único modelo do teste que não é vendido no Brasil, o Geely CK, não recebeu estrelas no caso de adultos no veículo, e uma estrela na proteção de crianças na cadeirinha legalizada. Vale lembrar que o teste dos modelos com airbag só foi feito a pedido das montadoras, já que o resultado claramente não foi bom – nem para as montadoras, e, é claro, nem para o consumidor. Falta no Brasil bons modelos. Bons em conforto e segurança. Os equipamentos de segurança tem que ser encarados como algo sério, e não como um custo a mais.
Latin NCAP realiza primeiros crash tests com veículos vendidos no mercado brasileiro
- Johanns Lopes
- 21/10/2010
- 01:13
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...