Audi prepara linha 'verde': A1 e-tron, R8 e-tron e Q55 híbrido serão lançados em breve

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Audi[4] A Audi decidiu apresentar ontem (11) informações sobre os seus futuros modelos ecológicos – o A1 e-tron, o R8 e-tron e o Q5 híbrido. Abaixo, você confere os vídeos e as imagens divulgadas dos modelos pela marca alemã.  

A1 e-tron

O compacto A1 e-tron foi divulgado hoje através de um vídeo da marca – que você confere acima, em que o carro circula por Paris, destacando os detalhes de um carro elétrico, como o seu abastecimento que, no caso em específico do A1, ocorre de maneira peculiar. O conceito de ser ecológico não está apenas no motor ou na tecnologia: não espere um desempenho digno de um esportivo. Conforme a sua autonomia, o A1 e-tron possui o propósito de ser um carro urbano. Por isso, sua velocidade máxima é de 130 km/h, e faz de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos.  O modelo alemão é movido por um motor elétrico de 61 cavalos, podendo chegar a 102 cavalos e um torque de 24,4 kgfm quando o motor auxiliar Wenkel entra como uma espécie de reserva. A autonomia do modelo é de 50 km, mas com o motor Wenkel entrndo em ação, o modelo chega à autonomia de 250 km. Detalhes sobre o início de produção não foram divulgados pela Audi.

R8 e-tron 

Em resposta à SLS AMG E-cell, a Audi anunciou que irá extender a tecnologia dos motores elétricos ao esportivo R8. A versão deverá chegar às lojas em 2012. O motor contará com quatro motores, totalizando 313 cavalos, que o levarão à marca de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. O carro possui um motor em cada roda, e manteve a distribuição de peso do R8 V10 com a ajuda das baterias de íons de lítio, que ficam atrás do habitáculo. O desafio começa a partir do peso… O carro, segundo, a marca, pesa 1.600 kg. A Audi deverá criar um sistema de istribuição de peso eficiente para as quatro rodas, para evitar que um motor se sobressaia e faça com que o carro pese mais para um lado. Nada difícil para engenheiros alemães.

Q5 híbrido

AudiSUV A versão híbrida do Q5 é o primeiro modelo da Audi a possuir tal tecnologia. Alternando entre o motor elétrico e o motor a gasolina, o motor possui no total 244 cavalos, sendo um motor elétrico de 44 cavalos e um a gasolina, com 211 cavalos. Não se preocupe: a conta, de fato, não é exata, pois nem todos os componentes mecânicos de ambas as fontes de energia trabalham juntos. Quando os dois motores trabalham em conjunto, o Q5 vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e chega à velocidade máxima de 222 km/h. A Audi adotou medidas para eliminar o peso excedente da versão a gasolina, usando capô e tampa do porta-malas de alumínio, como nos modelos equipados com o sistema de tração Quattro. Com isso, o modelo pesa menos de 2.000 quilos, ganhando o título de SUV mais leve do mundo. AudiSUV2 O modelo, se for mantido na velocidade de até 60 km/h, ele pode rodar até 3 quilômetros usando apenas o motor elétrico. É pouco, mas é a distância de um pequeno percurso que pode fazer muita diferença. O Q5 híbrido será lançado no Salão de Los Angeles, que abrirá as portas ao público ainda em novembro. Suas vendas começarão por volta do início do ano que vem. Há muito o que avançar no que se refere à carros elétricos, mas já chegamos em excelentes criações. O Brasil, por exemplo, que há 33 anos não possuía carros sequer movidos a álcool, hoje, já possui um modelo elétrico e dois híbridos, por enquanto. O mercado vai crescendo, junto das vendas, tecnologias… E assim por diante.

Fonte | Carro Online, Auto Esporte, Quatro Rodas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários