Toyota quer proibir blog de veicular imagens e notícias sobre seus carros

Toyota

Toyota quer proibir blog de veicular imagens e notícias sobre seus carros

censuraNão peguei a época da ditadura, mas este foi um período triste na história do País, entre outros motivos, pela censura da imprensa. Século XXI, 2011. Esta semana a Toyota enviou uma nota extra-judicial ao blog Notícias Automotivas pedindo a retirada de imagens enviadas por um leitor, do Corolla S (que será lançado no início de 2012)  além de os proibir de publicar notícias sobre a marca. A nota enviada pela Toyota diz que a atitude foi tomada pois “frustra sobremaneira toda a expectativa do consumidor, inclusive à novidade do produto”. Para ela a exibição das imagens da versão que não foi lançada “derruba por completo a novidade que é o requisito essencial para o lançamento de um produto no mercado”. Aliás, a versão já é oferecida nos Estados Unidos Toyota-Corolla_2011_1600x1200_wallpaper_05
Não é a primeira vez que a Toyota age desta forma. No ano passado, um jornal que divulgou problemas de aceleração involuntária no Corolla fabricado no Brasil, promovendo o recall do modelo, passou a ser ignorado pela montadora, cuja imagem foi fortemente abalada no exterior, por problemas semelhantes.
Toyota-Corolla_2011_1600x1200_wallpaper_11
Como blogueiros e como cidadãos, nós do Novidades Automotivas repudiamos esta atitude da Toyota e de seus advogados. A liberdade de expressão de atividades de comunição, independente de censura ou licença está garantida na constituição brasileira de 1988 (veja abaixo).  A seguir, um relato do Eber, dono do Notícias Automotivas sobre o ocorrido.

A Toyota mandou para o Notícias Automotivas uma notificação extra-judicial exigindo que algumas fotos sejam tiradas do blog. Isso tudo bem, já aconteceu anteriormente e sempre acatamos. Mas o absurdo é que nessa notificação a empresa exige que não falemos mais nada sobre a Toyota, nada, nadinha, nem mesmo falar sobre o lançamento de um novo modelo. Isso é totalmente contra a constituição brasileira e se trata de censura. Voltamos aos anos 60 onde não podemos mais falar abertamente sobre um certo assunto, mesmo que seja apenas para informar as pessoas de notícias comuns, o que de maneira alguma é prejudicial à Toyota. O que um grande blog automotivo faz é ajudar no marketing e na divulgação das empresas fabricantes automotivas, e mesmo assim a Toyota quer nos calar dessa maneira. Isso sem contar que a empresa nunca convida blogs para seus eventos de lançamento e também ignora pedidos de veículos para avaliação. Lamentável.

Constituição brasileira de 1988

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
V – o pluralismo político
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. Mais informações podem ser vistas aqui.

Equipe Novidades Automotivas Henrique Rodriguez
Danimar Lazaretti
Johanns Lopes
Renato Passos

  • "derruba por completo a novidade que é o requisito essencial para o lançamento de um produto no mercado”.

    Um Corolla com aerofólio??

  • Acho que dessa vez a Toyota foi além do que podia. Me corrijam, mas não me lembro de nenhuma outra montadora fazer esse tipo de proibição alegando o que ela alegou. Já vi um Corola desse na rua e era taxista ainda. Digo mais, ela não vai enfrentar o lançamento do Civic e nem vai conseguir enfrentar o Cerato com esse carro. Poucas mudanças, alguns detalhes na frente e na traseira praticamente so a lanterna mudou. Continuo achando carro de tiozão. Merece perder o status que tem de carro que não quebra e blá blá.

  • Anônimo

    O que mais chama a tenção nesta notificação é que a Toyota além de não respeitar a liberdade de imprensa age como se o consumidor deste tipo e veículo fosse mal informado, será que não possuem internet? Assim pensam os "marketeiros" da Toyota? E que é um GRANDE MISTÉRIO (ACORDA VAI!),pois a WEB é algo economicamente inalcansável para quem paga 75000 reais em seu veículo? Ou será que tal modelo está sendo pensado somente para a Argentina? Isto explcaria a escalabrosa proibição!
    Provavelmente é isto aí, já que não seria a primeira a tratar o consumidor e a imprensa como seres ingenuos e desinformados.
    Sorte tem os hermanos, pois são mais respeitados como consumidres; tem fábrica que produz um tal carro (aqui mesmo)que lá era da Suzuki e agora possue o logo "general" da marca; aqui se compra por absurdos 30mil reais(e olha que faltam vários equipamentos para ser completo) e lá custa 18900 reais, e não cola mais a tal história da desculpa do imposto, pois nos últimos8 anos o setor automotivo foi desonerado e seus veículos sempre sobem aqui mais que a inflação e o valor do aço internacional.
    Auditoria nas montadoras nacionalizadas!
    Critérios mais transparentes na composição do preço e preço mais justo agora! acmpem esta ideia!

  • Anônimo

    que aerofólio horrível, não combina com o carro, velho não compra carro assim.
    Grandes bosta é esta versão. Mas estamos no país das aberrações, que o diga o ágile. Ficou parecendo uma velha com batom muito vermelho.

  • Anônimo

    E ainda por cima quer fazer segredo em cima desta aberração de carro de tiozão disfarçado de esportivo, ficou mais horrível ainda.

  • Anônimo

    Não sei qual a preocupação da toyota, pois só tiozão que compra seus carrinhos, e tiozões quase não lêem internet.

  • Anônimo

    Isto é só um pretexto para não publicarem as notícias ruins das cagadas da toyota pelo mundo, ano passado foi a montadora mais envolvida em reccals pelo mundo afora. Fora toyota idiota.

  • Anônimo

    Não é de se estranhar, pois os japoneses são mesmo kamikases, tenho um corolla 2006 e estava já em negociação com uma concessionária para adquirir um modelo 2011, e com essa vou optar por um Cerato, que é muito mas bonito e atual que o corolla. Eles esquecem que a mídia mais forte hoje é a internet e simplesmente deram tiros no dois pés. Que coisa feia Toyota, que rima com —ota.

  • Anônimo

    Por essas e outras que tenho um Honda Civic