O recente interesse e crescimento da produção de veículos mais gentis ao meio-ambiente é inegável. De fato, em relação à década passada, a presença destes em eventos mundiais é muito maior. E estou falando de carros de série, e não apenas de conceitos. No Salão do Automóvel de São Paulo de 2010, por exemplo, tivemos um grande número de elétricos ou híbridos, tais como o Nissan Leaf, os Honda Insight e CR-Z, o Peugeot RCZ, o Fusion Hybrid, e entre outros. O Brasil tem ficado de fora. Mas quais são as recentes ações quanto ao incentivo de carros menos poluentes? Atualmente, o Brasil tem dois modelos híbridos a venda: o Fusion Hybrid e a S400 Hybrid, da Ford e Mercedes-Benz, respectivamente. Ambos custam mais de R$ 100 mil, ou seja, atendem a uma faixa de mercado pouco acessível à maioria dos brasileiros. Apesar disso, esse panorama irá mudar muito em breve. Já confirmados, teremos mais híbridos vindo da JAC, da Peugeot e elétricos da Renault. Isso mesmo! Surpreendendo a todos, a Renault anunciou a linha Z.E. (Zero Emissions), que será lançada na Europa no ano que vem, para o Brasil, também na mesma época. Ousadia que nenhuma marca teve até hoje: trazer o que o mundo tem de melhor para o país da energia limpa (hidrelétricas). A Nissan pretende lançar o Leaf em breve, embora não tenha certeza quanto a datas e preços. A Mitsubishi pretende oferecer o iMiev para empresas a partir de 2013, e para o público, em 2015, sendo fabricado aqui. Há, também, uma novíssima montadora a caminho. O empresário brasileiro Eike Batista irá abrir uma montadora com carros 100% elétricos. Portanto, em 2015, o Brasil já terá uma boa fatia de elétricos que, a depender de preços, farão tão sucesso quanto à tecnologia flex. O segredo é mostrar ao público o quão esta tecnologia é importante para nós e para o planeta. Uma recente pesquisa da Jato Dynamics apontou que o carro menos poluente do Brasil é o smart fortwo, com motor 1.0, emitindo 104 g/km de monóxido de carbono. Alto, porém, incomparável a outros modelos, como o Palio Fire, com 156 g/km. Os que mais poluem são o Mitsubishi Lancer, com 250 g/km e o Citroën C5 automático, que libera 264 g/km. Outros modelos surpreenderam positivamente, como o Gol, com seu motor 1.0 datado da década de 1990, que emite 156 g/km, menos que um Fiesta 1.0 ou um Palio Fire. A partir desses dados, conclui-se que, independentemente da modernidade do projeto, falta uma preocupação maior com as emissões. O motor 1.0 do Gol polui menos que um Fiesta 1.0, cujo motor é mais recente. Há casos, porém, que a modernidade pesa a favor. Um Série 3 320i automático emite menos poluentes que um Palio Fire, por exemplo. Lembrando que, provavelmente, o Fusion Hybrid e a S400 Hybrid não entram na lista, por serem recentes e por nem todos os carros do mercado terem sido testados. Os 104 g/km do smart, por exemplo, parecem pouco. E talvez sejam, perto dos níveis de outros veículos. Mas nada comparável ao de um elétrico, cuja emissão é zero. Por mais que uma Ferrari com motor acima de 600 cv inspire a paixão automotiva de muitos, precisamos nos preocupar com o mundo. Não precisamos de um mundo automotivo chato, com carros elétricos que não passam de 40 km/h. O R8 e-tron é um belo exemplo disso. Só falta um planejamento maior, pois os veículos elétricos possuem uma autonomia baixa. Uma boa ideia é estabelecer postos de recarga em concessionárias da própria marca, por exemplo. Faltam, também, incentivos. A Fiat já planeja 50 protótipos do Uno elétrico. Com um incentivo do governo, através da isenção de impostos, veículos como estes podiam concretizar-se. A escolha do Brasil e do México dentre tantos mercados da América Latina pela Renault não é por acaso. Agora o país precisa apostar no time que está ganhando.
Por um mundo mais verde
- Johanns Lopes
- 16/05/2011
- 02:51
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...