Brasil x Argentina

Brasil / Mercado

Brasil x Argentina

DSC00353
A Argentina pode ser um país próximo e até certo ponto, dependente do Brasil. Mesmo assim, seu mercado de automóveis é bem peculiar e diferente do nosso, tanto que se partíssemos de dois tópicos, Carros Brasil e Carros Argentina, teríamos muito para comparar. A começar que, pela restrição de importações até o início da década de 90, o receio do brasileiro com marcas que não estavam instaladas por  aqui até então ainda existe. O mesmo não acontece no País vizinho.
DSC00272
Andar em uma cidade limpa, organizada e limpa como Buenos Aires faz parecer que você está em uma cidade do leste europeu. A arquitetura, junto aos diversos carros antigos que rodam em boas condições pela cidade contribuem para isso. Ok, em Cuba também é assim, mas há um contraponto. Você também vê vários carros de luxo.
DSC00277
Se do lado dos carros antigos os Ford (Falcon, Escort e Sierra) e os franceses (Peugeot 504, Renault 19, Renault 21, Renault 12 e Mégane) dominam a paisagem, do outro, há muitos Volkswagen Passat, Volkswagen Gol Contra Country (nossa Parati), Fiat Siena, Ford EcoSport, Peugeot Partner e Honda City se vê aos montes.
DSC00303
Cansado de ver Civic e i30 aos montes por aqui? Vá para lá! Best-Seller por aqui, na Argentina o i30 tem cerca de 200 unidades vendidas por mês. Mas alguns carros que ainda não são vendidos por aqui, ou sequer serão, também vendem bastante por lá. Exemplos? O Ford Kuga (em especial na cor branca), Renault Koleos, Chevrolet Cruze, Chevroler Aveo, Megane Hatch e o New Fiesta hatch.
DSC00368
Pra variar, na Argentina há Alfa Romeo… E nos bairros mais ricos você encontra alguns MiTo e Giulietta estacionados pelas ruas. Realmente dá uma invejinha neste ponto, mas isso também se deve a um mercado muito menor. Em abril tivemos 211.887 automóveis vendidos no Brasil, enquanto na Argentina foram  49.488 unidades… Agora me diga: Pelé ou Maradona?
 DSC00381DSC00386DSC00310
Fotos | Henrique Rodriguez

  • o SUV da Renault na penultima foto é a cara do Tucson, ou melhor o corpinho, da porta dianteira pra trás! seria sucesso de vendas no Brasil!

  • Anônimo

    Mas a ditadura do preto e do prata é a mesma!

  • Gracias anonimo.
    Cortina e Falcon são muito parecidos… Me confundi. Eu achei a cidade mais limpa que o Rio de Janeiro.

  • Anônimo

    No estoy tan de acuerdo con lo que tu dices,como para empezar la ciudad de buenos aires es una ciudad muy sucia (mucho lixo)y con trafico en horas pico muy complicado como en San Pablo.Y por otro lado en la Argentina nunca tuvimos Ford Cortina,la foto que mostras del ford blanco es un FORD FALCON ,que en la antiguedad fue varias veces campeon de ventas e igual que el Renault 12 que no nombras.Muchos saludos