Por Fernando Calmon
Não houve alterações de peso na liderança das 15 categorias em que a coluna divide o mercado interno. Dois novos líderes, no entanto, apontam que as marcas sul-coreanas ainda avançam sobre adversários de longa tradição. São os casos do Hyundai Azera, entre médios-grandes, e do Kia Cadenza, entre os grandes. De fato, não se trata de marcas premium e caras, como Audi, BMW e Mercedes-Benz, mas se apresentam como alternativas. Os segmentos de stations (peruas) pequenas e de monovolumes médios foram os únicos que deixaram de acompanhar a expansão das vendas, perdendo participação de mercado. A falta de novidades é uma das razões, mas os compradores também mudaram suas preferências. Essa mobilidade se deu na direção de sedãs, utilitários esporte e monovolumes de menor porte.
Hatches e sedãs compactos juntos continuam a representar 60% das vendas de automóveis e comerciais leves, com mais de 30 modelos em oferta. Separando o subsegmento de hatches, o Gol G5/G4 mantém-se à frente da dupla Uno/Mille, apesar do sucesso do novo Uno. Ao final deste primeiro semestre os dois modelos alemães somados tinham vendido 9% a mais que a dupla italiana. O Mille representa 40% das vendas do Uno e o G4, 20% dos Gols. Então nessa disputa separada, o veterano da Fiat leva a melhor. O ranking da coluna Alta Roda, compilado por Paulo Garbossa, da ADK, usa critérios técnicos diferentes de outras segmentações. A classificação é por percentual baseado nos emplacamentos e aponta apenas modelos mais representativos. Compactos: Gol/Voyage, 19%; Uno/Mille, 14%; Celta/Prisma, 10%; Palio/Siena, 9,9%; Corsa hatch/sedã/Classic, 8%; Fiesta hatch/sedã, 7%; Fox/CrossFox, 6%; Logan/Sandero, 5%; Agile, 3,7%; Ka, 3,3%; 207 hatch/sedã, 2,8%; Punto/Linea, 2,3%; C3, 2%; Clio/Symbol, 1,8%; City, 1,5%; Polo hatch/sedã, 1%. Gol/Voyage ainda mais firmes. Médios-compactos: Corolla, 16%; i30, 12%; Focus hatch/sedã, 10%; Cerato, 8,5%; Vectra hatch/sedã, 8,3%; Astra hatch/sedã, 8,27%; Civic, 7,87%; Golf/Bora/Jetta, 7,85%; C4/Pallas, 6%; Bravo, 3,3%. Corolla ameaçado pelo i30. Médios-grandes: Azera, 26%; Fusion, 24%; Sonata, 14%; Mercedes C, 12%. Azera virou o jogo. Grandes: Cadenza, 34%; Omega, 24%; BMW 5/6, 20%; Mercedes E/CLS, 18%. Surpreendente, o Cadenza. Topo: Panamera, 56%; Mercedes S/CL, 21%; Audi A8 e Bentley, 6%. Panamera domina. Stations pequenas: Palio Weekend, 44%; SpaceFox, 40%; Parati, 9%. Weekend agora sob ameaça. Stations médias: Mégane Grand Tour, 52%; i30 SW, 31%; Jetta, 13%. Preocupação para a Grand Tour. Monovolumes pequenos: Fit, 25%; Idea, 18%; Meriva, 16%. Fit menos tranquilo. Monovolumes médios: Picasso Xsara/C4, 58%; Zafira, 33%; Mercedes B, 5%. O líder amplia. Picapes pequenas: Strada, 48%; Saveiro, 29%; Montana, 18%. Pequena queda da Strada. Picapes médias: S10, 32%; Hilux, 23%; L200/Triton, 17%. Sem ameaça à S10. Utilitários esporte pequenos: EcoSport, 29%; Tucson, 11%; CR-V, 10%. EcoSport se fortaleceu. Utilitários esporte médios: Captiva, 28%; Sorento, 16%; Santa Fe, 14%. Sorento subiu rapidamente. Utilitários esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 30%; Discovery, 16,7%; Veracruz, 16,2%. Discovery reagiu. Esporte: Camaro, 48%; BMW Z4, 10%; Mustang, 9%. Camaro continuou subindo. RODA VIVA BOA NOTÍCIA: a BMW escolheu o Brasil e não o México para construir sua nova fábrica de automóveis prevista para a América Latina. Audi e Mercedes-Benz já tiveram produtos produzidos aqui, mas as operações não prosperaram. Local, modelo e investimento a anunciar pela filial brasileira. PRIMEIRO semestre fechou com vendas 10% superiores ao mesmo período de 2010, mas com aumento dos estoques de 30 para 33 dias. Para chegar aos 5% de crescimento previstos pela Anfavea em 2011, a comercialização não deveria crescer no segundo semestre. Associação das concessionárias (Fenabrave) apontou outra direção: 7% a 8% a mais sobre 2010. TAMBÉM a Abeiva, que reúne importadores sem fábrica no Brasil, reviu seus números para cima. De 165.000 unidades projeta agora 185.000 unidades em 2011. Retirando-se Argentina e México, cujos produtos não recolhem imposto de importação, associados da Abeiva importaram 33% mais veículos que os fabricantes da Anfavea. VISIBILIDADE, espaço interno e linhas harmoniosas marcam o C3 Picasso. Sem os apêndices, o peso adicional e a altura de rodagem maior da versão Aircross, o mais moderno monovolume compacto do mercado se destaca pela agilidade no trânsito urbano. Em estrada, porém, o câmbio curto obriga o motor a trabalhar em regimes mais elevados e, assim, menos silencioso. PETROBRÁS tem plano ambicioso de controlar, em operações de produção petrolífera, as emissões de gás carbônico, o CO2 responsável por parte do efeito estufa na atmosfera. Investimento é de US$ 1,2 bilhão. Mas, a utilização do petróleo nos transportes e em outras atividades continuarão como forte emissor de CO2.
Coluna Alta Roda – Líderes do semestre
- Henrique Rodriguez
- 15/07/2011
- 01:03
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...