Primeiras imagens oficiais do Volkswagen Up! são reveladas

Brasil / Europa / Salão de Frankfurt / Volkswagen

Primeiras imagens oficiais do Volkswagen Up! são reveladas

volkswagen-up01 
A Volkswagen divulgou imagens oficiais do Up!, as primeiras de um longo período de testes e fotos de conceitos, além de rumores. O pequeno Volkswagen chega depois de muita espera e surpreende pelo seu design, moderno porém combinando itens retrô, como as rodas, também resgatadas pelo Beetle 2012. O modelo inspirará o Up! nacional, que terá algumas pequenas diferenças. No Brasil, ele substituirá o Gol G4 até 2014, e no Velho Continente, ele substitui o antigo Fox (que ainda é vendido por lá, importado do Brasil). volkswagen-up10
A Volkswagen diz que quis criar um carro carismático que fosse o mais econômico de sua categoria e que fosse tão seguro quanto um carro de segmento superior. O próprio nome do carro sugere modernidade, assim como suas versões que, em ordem crescente de nível de equipamentos, serão take Up!, move Up! e High Up!. Nas fotos divulgadas, os carros brancos são identificados como “White”, e os na cor preta, como “Black”. A vermelha, porém, não tinha os dizeres “Red”, portanto, há a possibilidade destas duas versões serem especiais (embora a cor do carro escrita na carroceria possa estar disponível apenas nas versões mais completas).  volkswagen-up05
Internamente, o modelo lembra muito o Beetle. O volante e o painel de instrumentos são os mesmos, enquanto a lataria na cor do veículo avançando pelo painel também lembra o compacto retrô inspirado no antigo Beetle, chamado de Fusca no Brasil. A maçaneta interna e o acabamento da porta em geral lembra a do Gol G5. A parte interna da porta na cor do veículo lembra o Ka brasileiro, assim como a janela traseira do Up!. Nas versões mais caras, o carro contará com uma central multimídia que se assemelha a um tablet – e que você poderá levar para casa quando quiser. volkswagen-up00
O modelo terá 3,54 metros de comprimento, 1,64m de largura, 2,42m de entre-eixos e 1,48m de largura. O porta-malas suporta 251 litros, porém, com os bancos traseiros rebatidos, os números pulam para 951 litros. Os motores, na Europa, a princípio, serão dois 1.0 de três cilindros, de 60 e 75 cavalos que contam com o sistema Start&Stop, que desliga o motor quando este está parado, ajudando a reduzir o consumo e a poluição. Um outro motor, este movido a gás natural baseado no 1.0 a gasolina, que gera 68 cavalos, que emitirá 3,2 kg de CO2 a cada 100 quilômetros. Para reduzir a zero os efeitos das emissões de gases poluentes, uma versão elétrica será lançada mais tarde. volkswagen-up16
Entre airbags e freios ABS, está um equipamento de segurança um tanto inovador para um veículo como o Up!: um sistema de parada de emergência. Quando os sensores a laser instalados no carro detectam qualquer tipo de acidente iminente, o freio é acionado sozinho. Somado aos freios ABS, esse conjunto de fatores positivos prometem fazer com que o Up! seja o mais seguro entre seus concorrentes. volkswagen-up02
O Up! será lançado em dezembro na Europa, e deverá ser lançado no Brasil dentro de alguns anos. A Volkswagen ainda trabalha na nova geração de motores que equiparão seus modelos, e o Up! está entre eles. Por lá, o modelo custará cerca de 1.200 euros a menos que um Polo, que na França, por exemplo, custa a partir 12.310 euros. O Up! se siturará, portanto, em uma faixa de preço semelhante à do Fox. Até agora, apenas a versão duas portas foi confirmada. A Volkswagen deverá liberar mais informações no Salão de Frankfurt, onde o modelo será apresentado. A marca acertou em cheio: tanto no design quanto nas ideias usadas no projeto do carro.

Com informações do Autoblog en Español