A Volkswagen divulgou imagens oficiais do Up!, as primeiras de um longo período de testes e fotos de conceitos, além de rumores. O pequeno Volkswagen chega depois de muita espera e surpreende pelo seu design, moderno porém combinando itens retrô, como as rodas, também resgatadas pelo Beetle 2012. O modelo inspirará o Up! nacional, que terá algumas pequenas diferenças. No Brasil, ele substituirá o Gol G4 até 2014, e no Velho Continente, ele substitui o antigo Fox (que ainda é vendido por lá, importado do Brasil).
A Volkswagen diz que quis criar um carro carismático que fosse o mais econômico de sua categoria e que fosse tão seguro quanto um carro de segmento superior. O próprio nome do carro sugere modernidade, assim como suas versões que, em ordem crescente de nível de equipamentos, serão take Up!, move Up! e High Up!. Nas fotos divulgadas, os carros brancos são identificados como “White”, e os na cor preta, como “Black”. A vermelha, porém, não tinha os dizeres “Red”, portanto, há a possibilidade destas duas versões serem especiais (embora a cor do carro escrita na carroceria possa estar disponível apenas nas versões mais completas).
Internamente, o modelo lembra muito o Beetle. O volante e o painel de instrumentos são os mesmos, enquanto a lataria na cor do veículo avançando pelo painel também lembra o compacto retrô inspirado no antigo Beetle, chamado de Fusca no Brasil. A maçaneta interna e o acabamento da porta em geral lembra a do Gol G5. A parte interna da porta na cor do veículo lembra o Ka brasileiro, assim como a janela traseira do Up!. Nas versões mais caras, o carro contará com uma central multimídia que se assemelha a um tablet – e que você poderá levar para casa quando quiser.
O modelo terá 3,54 metros de comprimento, 1,64m de largura, 2,42m de entre-eixos e 1,48m de largura. O porta-malas suporta 251 litros, porém, com os bancos traseiros rebatidos, os números pulam para 951 litros. Os motores, na Europa, a princípio, serão dois 1.0 de três cilindros, de 60 e 75 cavalos que contam com o sistema Start&Stop, que desliga o motor quando este está parado, ajudando a reduzir o consumo e a poluição. Um outro motor, este movido a gás natural baseado no 1.0 a gasolina, que gera 68 cavalos, que emitirá 3,2 kg de CO2 a cada 100 quilômetros. Para reduzir a zero os efeitos das emissões de gases poluentes, uma versão elétrica será lançada mais tarde.
Entre airbags e freios ABS, está um equipamento de segurança um tanto inovador para um veículo como o Up!: um sistema de parada de emergência. Quando os sensores a laser instalados no carro detectam qualquer tipo de acidente iminente, o freio é acionado sozinho. Somado aos freios ABS, esse conjunto de fatores positivos prometem fazer com que o Up! seja o mais seguro entre seus concorrentes.
O Up! será lançado em dezembro na Europa, e deverá ser lançado no Brasil dentro de alguns anos. A Volkswagen ainda trabalha na nova geração de motores que equiparão seus modelos, e o Up! está entre eles. Por lá, o modelo custará cerca de 1.200 euros a menos que um Polo, que na França, por exemplo, custa a partir 12.310 euros. O Up! se siturará, portanto, em uma faixa de preço semelhante à do Fox. Até agora, apenas a versão duas portas foi confirmada. A Volkswagen deverá liberar mais informações no Salão de Frankfurt, onde o modelo será apresentado. A marca acertou em cheio: tanto no design quanto nas ideias usadas no projeto do carro.
Primeiras imagens oficiais do Volkswagen Up! são reveladas
- Johanns Lopes
- 21/08/2011
- 18:12
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...