10 casos de maçanetas que marcaram as portas dos carros

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10 casos de maçanetas que marcaram as portas dos carros

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Este é um tema pouco explorado, mas que ao mesmo tempo é marcante em um carro. Uma das partes mais importantes do carro; Aquela que é a chave, literalmente, para o interior do carro. A maçaneta. O Ford T, primeiro carro do mundo a ser produzido em série, também teve a sua. Hoje, alguns carros simplesmente não a possuem, graças à novas tecnologias. Mesmo assim, as maçanetas continuam sendo maioria nos carros do mercado automotivo atual. Vejamos 10 casos, muitos peculiares, de maçanetas deste mundo automobilístico afora.

1 – Fiat Uno

Fiat-Uno_1990_1600x1200_wallpaper_0a A clássica maçaneta do compacto da Fiat, presente apenas no modelo duas portas, não estreou no carrinho italiano, lançado na base da NASA de Cabo Canaveral, na Flórida. A maçaneta já havia sido usada no Panda, também da Fiat, lançado em 1981. A maçaneta chegou a ser usada também em outras marcas, como a Peugeot, que a utilizou no 105, e no Citroën AX. A maçaneta é usada até hoje no Mille duas portas, mas será aposentada junto do carro em breve.

2 – Peugeot 206 SW

Peugeot-206_SW_HDi_2004_1600x1200_wallpaper_02 Na minha opinião, uma das station-wagon mais bem resolvidas. O gran-finale da Peugeot certamente foram as maçanetas das portas trasieras, que pularam para as molduras, usando uma assimetria bem interessante. Pela excentricidade, seria até comum em um Citroën dos anos 1990… Hoje, esse tipo de maçaneta é usado em alguns modelos da Chevrolet, como o Spark e o Sonic Hatch.

3 – Aston Martin Rapide

Aston_Martin-Rapide_2010_1600x1200_wallpaper_36 Tudo bem, daremos 10 segundos para você adivinhar como se abre a porta de um Aston Martin. Não adivinhou? Sem problemas. Não é tão fácil assim, até o momento em que você acha a maneira certa. Nada de puxar para cima. Se você estiver do lado esquerdo, aperte a extremidade esquerda demarcada com alguns traços paralelos. Ao apertá-la, a extremidade direita sai, permitindo que você puxe-a para a esquerda, fazendo com que a porta se abra. É como uma alavanca. Se você estiver do lado direito, faça exatamente o mesmo, mas invertendo as extremidades.

4 – Renault Logan

Dacia-Logan_2009_1600x1200_wallpaper_1a  A maioria dos carros possuem fechadura apenas do lado esquerdo, assim como no Logan. Mas pouquíssimos são como o Logan, que tem a maçaneta abaixo da fechadura. A inovação da subdivisiária romena da Renault, a Dacia, deve ter sido criada para facilitar a abertura da porta e evitar riscos na lataria quando o motorista tenta o abrir em um local escuro. Ou… Pura diferenciação estética, já que nem o Sandero, mais novo que o Logan, conta com tal item.

5 – Mercedes-Benz SLS AMG

Mercedes-Benz-SLS_AMG_2011_1600x1200_wallpaper_39  Apesar das portas de “asas de gaivota” serem muito mais simbólicas que a maçaneta, a marca alemã também aderiu ao capricho na maçaneta, que fica na parte de baixo da porta. Aparentemente, para abrí-la, segue-se o mesmo preceito do Aston Martin, mas ao contrário: é só apertar a extremidade esquerda para que a parte direita possa se elevar para que você puxe-a, mas, ao contrário do Aston Martin, você puxa para cima, como em um carro normal. A SLS AMG Roadster, infelizmente, conta com uma maçaneta bem Classe B. Sem duplo sentido.

6 – Fiat Coupé

Fiat Coup¿ (3) Esportivo da Fiat dos anos 1990, tinha a maçaneta oculta na moldura da porta, dando um charme a mais à Ferrari da Fiat. Apesar de ser mais simples de abrir do que em alguns exemplos acima, pode dar mais trabalho até que uma pessoa entenda como abrí-la. Em todo o caso, a maçaneta se aposentou junto do Coupé, e a Fiat nunca mais usou este tipo em outro carro.

7 – Maçanetas de alça

Kia-Rio_2012_1600x1200_wallpaper_05Ford-Fiesta_2011_1600x1200_wallpaper_04 Talvez a mais comum – e versátil – maçaneta, consiste em um formato de alça com uma divisão na extremidade direita, permitindo que você possa puxar a parte esquerda. Ela pode ser bem simples como em um Gol G4 ou bem rebuscada como na maioria dos Mercedes-Benz. Além disso, há vários estilos, como o do antigo Jetta, que tinha um espaço para o dedão, uma “gentileza” encontrada em poucos carros, e o Soul, que aderiu às maçanetas de alça na linha 2011.

8 – Fiat Punto

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A maçaneta faz parte do design do Grande Punto (como era chamado na época em que foi lançado na Europa), assinado pelo designer Giorgetto Giurgiaro. Uma análise mais atenta revela que a maçaneta segue as linhas da carroceria do Punto, uma boa solução estética para um carro com linhas consideradas marcantes. O Linea também conta com tais maçanetas, pois a Fiat deve ter achado exagerado demais fazer uma maçaneta que copiasse suas linhas…

9 – À la Range Rover

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Talvez uma das mais exóticas da lista, essa maçaneta dos Land Rover Range Rover duas portas dos anos 1970 era simplesmente uma gigante maçaneta vertical, semelhante ao de uma porta de geladeira. Tornava ainda mais diferente aquela geração, que persistiu até o início dos anos 1990.

10 – Porsche 911

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Esta maçaneta  se aplica no estilo “alça”, mas merece um espaço à parte. Aparentemente, surgiu depois do lançamento do Cayenne, em 2004. O SUV usava maçanetas estilo “alça”, o que deve ter incentivado a Porsche a adotar o estilo em todos os carros, a começar pelo 911, ainda naquele ano. Hoje, é um ponto forte dos esportivos da marca – e prova que a Porsche tem bom gosto.