Salão de Frankfurt – Subaru XV: mais fora de estrada, menos Impreza

Salão de Frankfurt / Subaru

Salão de Frankfurt – Subaru XV: mais fora de estrada, menos Impreza

subaru-xv-01
O Impreza XV foi apresentado no ano passado sendo uma opção “aventureira” ao Impreza original, mas tinha poucas mudanças, estas bem sutis, lembrando as soluções estéticas usadas pela Volkswagen nos seus carros Cross. Agora, com a nova geração do Impreza, a Subaru resolveu radicalizar na sua versão aventureira. A montadora japonesa levou tão a sério que o transformou em um crossover totalmente novo, e não é mais considerado um Impreza, de fato. Chamado agora de XV apenas, se situará entre o Impreza e o Forester. A novidade está sendo exposta no Salão de Frankfurt. O crossover terá tração integral, como de costume nos Subaru. Haverão pelo menos três motores disponíveis no mercado europeu: dois a gasolina, sendo estes um 1.6 que gera 114 cavalos e um 2.0 de 150 cavalos, ambos quatro cilindros. O terceiro motor deverá ser movido a Diesel. A transmissão poderá ser automática e manual, sendo que a primeira terá um tipo de tração integral diferente da segunda. Outra peculiaridade é o fato de que o motor Diesel não receberá transmissão automática, assim como não terá o sistema Start & Stop. subaru-xv-04
Por dentro, há um novo volante, uma inédita tela de 4,3 polegadas no topo do console central com demais informações (provavelmente com GPS e comandos de som), vidros elétricos nas quatro portas e um rádio reprodutor de MP3 com entrada USB e auxiliar e uma tomada de 12 volts. Segundo a marca, o acesso e saída do veículo é facilitado pelo ângulo de abertura das portas e pela altura da carroceria. Já o porta-malas, porém, não surpreende para um crossover, embora derivado de um hatch médio. O espaço é de 310 litros, menos que o de um Focus (brasiileiro) e que o do EcoSport, por exemplo. Os bancos traseiros são divididos em dois, portanto, é possível rebatê-los permitindo ainda que um outro passageiro possa viajar na parte traseira do XV. Essa independência entre os bancos permite que uma bicicleta, por exemplo, possa ser levada sem que o espaço traseiro seja totalmente privado. subaru-xv-15
O Subaru XV atual custa a partir de € 25.350, algo em torno de R$ 59.740. O XV deverá manter a mesma faixa de preço em relação ao atual, ou com pequenas alterações. Não se sabe se chegará ao Brasil, mas considerando que é o país que inventou a moda aventureira, seria interessante se ele fizesse companhia ao EcoSport… Se custasse o mesmo preço do modelo vendido na Europa.

Com informações do Autoblog en Español