Hoje foi o dia de a BMW apresentar ao mundo como ficou a sétima geração do BMW Série 3, codinome F30. Após seis anos no mercado, a quinta geração dá lugar a uma renovada, e alinhada estéticamente com os outros três volumes da marca, além de está mais amplo e cheio de novidades.
As alterações estéticas são evidentes, e não é difícil concluir que este se saiu melhor que o Série 1. Como era de se esperar, o Série três cresceu; está 93 mm mais comprido e tem entreeixos 50 mm maior, enquanto a bitola do eixo dianteiro está 37 mm mais larga, enquanto a traseira cresceu 47 mm. Por tabela, o interior ficou mais espaçoso e confortável, principalmente para os bancos traseiros, por conta do ganho de 15 mm para as pernas e 8 mm para a cabeça de quem vai atrás.
Mas a BMW garante que as dimensões maiores não resultaram em um carro menos ágil. Pelo contrário; as versões estão 40 quilos mais leves, em média. Para a BMW o novo Série 3 será o modelo mais esportivo de seu segmento. Aliás, haverá quatro modos de condução disponívels: Sport, Sport+, Confort e ECO. Este último ativa o sistema de recuperação de energia de frenagem, indica o melhor momento para troca de marchas e desativa automaticamente o compressõr do climatizador se necessário. Mas, quem o quiser para uso familiar poderá ficar contente com os 20 litros extras no porta-malas.
Quando suas vendas iniciarem na Europa, em fevereiro de 2012, o Série 3 contará com quatro motorizações que incorporarão a tecnologia BMW TwinPower Turbo. Por um lado, haverá duas motorizações Diesel que corresponderão ao 320d com 184 cv e torque de 38 kgfm, e ao 320d EfficientDynamics, com 163 cavalos e consumo de 25 km/l. Quanto aos motores à gasolina, a principal novidade será o 328i. Este contará com um motor 2.0 TwinPower Turbo (biturbo) com 245 cavalos e 35 kgfm de torque disponível a baixos 1.250 rpm (quase no ponto morto!) . Com ele o sedã cumpre os 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com o bom consumo de 15,6 km/l.
Por último, antes do lançamento do já aguardado novo M3, a versão mais potente será a 335i, com motor 3.0 de seis cilindros em linha que desenvolve 306 cavalos e 40 kgfm disponíveis a 1.200 rpm. Nada mal para um começo… Claro que todos os modelos contarão com tração traseira, e a BMW garante que conseguiu manter a relação de peso entre os eixos de 50/50. Só isso já o faz esportivo. E ecológico. Todas as versões, independente do câmbio, terão sistema Start&Stop. Falando em câmbio, a disponibilidade da caixa automática de oito velocidades também é novidade, mas um opcional. A de seis velocidades é standard.
BMW revela o Série 3 2012 (F30)
- Henrique Rodriguez
- 14/10/2011
- 23:15
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...