Especial do Top Gear gera tensão entre Reino Unido e Índia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

image
O Top Gear é experiente no que diz respeito a polêmicas no meio automotivo, principalmente por seu humor um tanto ácido. Sua repercussão é tamanha, que qualquer comentário mais maldoso pode gerar incidentes internacionais. Isso já foi visto no ano passado com o México e agora se repete com a Índia, por conta do  Top especial de fim de ano exibido no dia 28 de dezembro, que desta vez rodado na Índia. É altamente recomendável que você assista o programa antes de ler todo o texto. Clique aqui. Desta vez a culpa não é totalmente do sarcasmo de Jeremy Clarkson durante o episódio, mas também de toda a equipe do programa.
image
O Top Gear enviou uma carta para o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, se prontificando para ir à Índia em missão de negócios, com o objetivo de estreitar relações econômicas, o que tiraria o Reino Unido  (que vende mais para a Bélgica do que para a Índia, segundo o programa) do buraco. Se você conhece um pouco a história de Ghandi, entende o por que disso… Cameron respondeu, dizendo que o trio não era a equipe ideal, mas sugeriu uma ida ao México. Ele ainda reiterou, dizendo para ficarem longe da Índia, mas eles foram mesmo assim.
image

Com três carros britânicos de 7.000 libras (cerca de R$ 20.000) e alguns produtos de origem britânica cruzaram o país, de Bombai até o Himalaia. Neste espaço de tempo comentários jocosos a respeito do indianos, de sua comida e de sua higiene foram feitos. Por exemplo, Jeremy Clakson adaptou um assento sanitário no porta-malas de seu Jaguar, se justificando, dizendo que “É o carro perfeito para visitar este país. Todo mundo que vem à Índia sofre de diarreia”. O assento chegou a ser usado até pela produção do programa.

O resultado:

A brincadeira não fez rir a todos. A BBC, emissora pública que exibe o programa, teria recebido 188 queixas de pessoas que havia se sentindo ofendida pelos comentários dos apresentadores, entre eles Raja Sekhar, o Alto Comissário da Índia em Londres. Sekhar se disse decepcionado por ter facilitado a vida da equipe do programa  em sua permanência, esperando que destacassem motivos para visitar a Índia, não brincadeiras de mal gosto. E ele pedia desculpas por parte da BBC. Em julho Chris Hale, produtor do Top Gear, escreveu uma carta ao Alto Comissário da Índia pedindo permissão para gravar um programa em seu país.
image
“Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May cruzarão as estradas indianas em três carros… Haverá interação espontânea entre os apresentadores e o meio ambiente e, potencialmente, entre as pessoas se encontram ao longo do caminho”, escreveu Hale na carta. Keith Vaz, um parlamentar britânico cujos pais vieram da Índia, foi mais longe, dizendo que o programa não revelou sua verdadeira razão para querer visitar a Índia, e que isso lhe pareceu desonesto. image David Cameron expressou publicamente seu descontentamento pelas opiniões sobre a Índia exibidas em uma TV pública britânica, e desejou “o maior dos respeitos para todos e cada um dos habitantes da Índia”. “Não vejo nem gosto desse programa”, completou Cameron durante uma coletiva de imprensa na semana seguinte ao ocorrido.

Relembrando…

Em fevereiro do ano passado, Jeremy declamou alguns comentários sobre o primeiro esportivo mexicano, o Mastretta MXT, que ofenderam os mexicanos.
8_3
"Por que você quer um carro mexicano? Os carros refletem as características das nações, não é? Então, se os carros alemães são bem construídos e extremamente eficientes, os italianos são um pouco chamativos e rápidos. Os mexicanos são preguiçosos, irresponsáveis, flatulentos, pesados, e dormem em um rede olhando para um cacto, sob um cobertor com um buraco no meio”, disse Jeremy. Não demorou para o embaixador do México no Reino Unido, Eduardo Medina Mora, solicitar um pedido de desculpas em público pelos comentários “vergonhosos, vulgares e indesculpáveis” que Top Gear fez sobre seus compatriotas. Fonte | La Información Se você chegou até aqui sem assitir o Especial índia, clique no link a seguir, e tire suas próprias conclusões: Top Gear S17E07 – Especial Índia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários