A Mercedes-Benz firmou um acordo com o Grupo Renault-Nissan para criar uma espécie de joint-venture para a fabricação de motores nos EUA, mas com o propósito de juntar forças. Ontem (3), a marca divulgou sketches de um utilitário de pequeno porte desenvolvido em conjunto do grupo franco-nipônico, chamado de Citan. Do porte de um Kangoo, faz parte da estratégia da Mercedes-Benz em atuar em segmentos mais baixos dos utilitários. Hoje, o menor deles é o Vito. Com o porte de um Kangoo – com quem deverá compartilhar a plataforma, o novo utilitário levaria pouco menos que a carga recomendada para o Vito (de 2,7 toneladas a 3,5t), cerca de 2,5 toneladas ou um pouco menos. De acordo com a marca alemã, o segmento de vans pequenas representa 700 mil unidades por ano na Europa, e a meta é alcançar entre quatro e cinco por cento disso, ou seja, entre 28 mil e 35 mil unidades por ano.
A Mercedes-Benz é direta: quer utilizar-se da boa qualidade de seus produtos como principal atrativo. Os sketches são conhecidos por representarem fielmente a parte final dos veículos, embora algumas diferenças possam mudar bastante o aspecto do carro. O design exterior lembra muito o do Kangoo, mas as linhas frontais possuem fortemente o DNA alemão da Mercedes, lembrando até mesmo um Classe SLK (pelo menos pelos faróis e grade). O interior lembra e muito o do Kangoo – ele foi baseado no utilitário francês. Basta notar o botão de alerta ao lado do câmbio (elevado no centro do painel, como de praxe em utilitários europeus), idêntico ao do Kangoo. O resto do painel tem traços do Kangoo, mas passou por diversas mudanças, ganhando até mesmo as saídas de ar com quatro raios, característica dos modelos recentes da montadora, e uma remodelação da parte central do painel. O volante acompanhará as mudanças. O freio de mão também será diferente, se o modelo seguido for o do sketch.
Ou seja, pela aparência dos sketches, o Citan será um Kangoo premium – mas não deverá cobrar muito mais que isso. Um Kangoo básico custa 11.900 euros na França, e o Citan deverá custar o mesmo ou um pouco mais para se tornar competitivo diante desse mercado que, segundo a própria marca, tanto cresce. A propósito, o Citan já está sendo divulgado na maioria dos sites europeus da Mercedes-Benz. Não se sabe muitos detalhes sobre as motorizações, mas a marca já adiantou que ele terá versões a Diesel e a gasolina, todas elas caracterizadas pelo baixo nível de emissões com o auxílio do sistema BlueEFFICIENCY. Uma versão elétrica também está nos planos da marca, a fim de competir com o recentemente lançado Kangoo Z.E. Só não se sabe, porém, se o sistema e baterias também serão compartilhados.
Mercedes-Benz apresenta sketches do Citan, nova aposta do segmento de vans leves
- Johanns Lopes
- 04/02/2012
- 04:12
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...