O C3 parece estar cada vez mais perto do Brasil. Em uma velocidade tão baixa quanto um carro de 1890. Lançado em 2009 na Europa, o C3 chegará ao mercado brasileiro entre julho e agosto. O site Autos Segredos flagrou uma carreata deles rodando em Belo Horizonte (MG) sem disfarces. Enquanto os flagras anteriores mostravam apenas o exterior das versões mais caras, este mostra também tanto o exterior quanto a cabine da versão mais simples. Para compensar o atraso, o C3 virá com mudanças em relação ao europeu, como a Peugeot fez com o 308 brasileiro (que difere do 308 francês). Conforme mostram as fotos que ilustram este texto, as mudanças abrangem desde a carroceria até o interior. Positivas ou não, as mudanças começam na frente. A grade provém da C3 Picasso e do AirCross, mas conta com o logotipo renovado.
No modelo europeu, o espaço é uma continuação do capô, como no Ka reestilizado. As luzes diurnas de LEDs agora surgem logo abaixo do farol. A traseira também ganhou o novo emblema da marca, acompanhado do nome da montadora no centro da tampa do porta-malas. A versão mais barata terá calotas e maçanetas e retrovisores foscas. A topo de linha, por sua vez, terá maçanetas cromadas. O interior mudou bruscamente em relação ao europeu. O painel, aparentemente, é o mesmo da C3 Picasso e da AirCross. A medida, para economizar custos, aboliu o admirável painel do C3 francês, com saídas de ar trapezoidais, mais sofisticadas que a atual. O ar-condicionado digital também não figura na versão mais barata, dando lugar aos comandos manuais. O painel agora é inteiramente analógico – a primeira e atual geração marcou pelo painel digital acompanhado do conta-giros analógico. O volante é o mesmo das minivans derivdas do hatch, mas não tem os apliques prateados na versão de entrada.
Esta economia parece uma estratégia da marca de oferecer a nova geração pelo mesmo preço da atual (cerca de R$ 37.900, no nível de concorrentes fortes com o o JAC J3). Publicações apontavam preços de cerca de R$ 48 mil, preços que devem corresponder às versões mais caras. Esperava-se que os preços seguissem os do 208, da Peugeot. Este, por sua vez, não deverá contar com as versões mais básicas a princípio, o que contradiz a imagem premium da Citroën (ambas formam o grupo PSA). O C3 será equipado por dois motores: o atual 1.4, que gera 80 cavalos na gasolina e 82 cv no etanol, e o 1.6 que estreou no 308, com 115 cv e 122 cv, respectivamente. Este último se destacou por aposentar o tanque da partida a frio. A transmissão automática continuará sendo uma alternativa à manual. O motor 1.6 certamente equipará a versão topo de linha, que terá faróis diurnos de LEDs, teto panorâmico, GPS integrado ao painel, faróis auxiliares e rodas de liga leve. A versão de entrada deverá contar com airbag duplo e freios ABS de série. É possível que a versão XTR permaneça nesta nova geração.
Citroën C3 “Brasil” aparece sem disfarces a poucos meses do lançamento
- Johanns Lopes
- 17/05/2012
- 02:31
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...