Palio Weekend e Strada chegam reestilizadas para a linha 2013

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Fiat_palio_weekend_attractive_003
A Fiat anunciou a linha 2013 da família Palio na noite desta quarta-feira (13). Com o perdão da expressão família Palio, porque de Palio ela só tem a plataforma: as mudanças abrangem a carroceria da 4ª reestilização, a qual não está mais presente no Palio. Neste post, você irá conferir o que mudou na Palio Weekend e Strada, ambos modelos com mais de 10 anos de produção. Como já se esperava, as mudanças não foram tão profundas, mas a Fiat acertou no que queria: causar o maior impacto possível com mudanças leves. O suficiente para mantê-los além de 2014.

Com vocês, a Strada 2013…

Fiat_strada_trekking_002_CD

A Strada foi lançada em 2001, tardiamente em relação à primeira geração do Palio, lançada em 1996. Entretanto, seu irmão de origem já ganhou a segunda geração em 2011 e ela segue, firme e forte, sem previsão de lançamento. Para 2014, a picape deverá ganhar a já comentada terceira porta que abre para lados opostos, adiantada pelo  site Autos Segredos. Sem sinal da picape derivada do Uno. Na linha 2013, a Strada segue oferecendo as opções de cabine simples, estendida e dupla, nas versões Working, Trekking e Adventure. Os motores que a equiparão serão o Fire 1.4 e o e.TorQ 1.6 e 1.8. Escorrego da Fiat, que deveria ter oferecido o 1.4 EVO já oferecido no Uno e aposentar de vez o Fire, uma vez que o mesmo motor que equipa o atual Punto deverá ser aposentado no hatch.
Fiat_strada_adventure_006_Locker_CD

As maiores mudanças limitam-se ao interior do veículo. Na Working 1.4, o volante agora é o mesmo em relação à Idea Attractive 1.4 e o quadro de instrumentos é praticamente o mesmo do Uno, com exceção de alguns grafismos, além das saídas de ar, que ganharam o formato de arco. Quando adicionado à lista de equipamentos, o rádio integrado ao painel é o mesmo que o da nova geração do Palio – e, acreditem, ficou mais harmonioso que o introduzido na linha Palio em 2004. A Working, misteriosamente, não recebeu mudanças visuais no exterior. É a única Strada com faróis do Siena EL. Para completar a mistura de versões, a Trekking agora também conta com uma versão cabine dupla, considerada a maior mudança da versão na linha 2013, bem como o acréscimo do HSD (airbag duplo e freios ABS), vidros e travas elétricas na lista de equipamentos de série. Exteriormente, a nova grade conta com um filete cromado que acompanha o logotipo e a linha dos faróis de neblina lembram o para-choque do Grand Siena.
Fiat_strada_working_011CS
A Strada Adventure, por sua vez, segue oferecendo o bloqueio do diferencial Locker como opcional e oferece mudanças no para-choque dianteiro, que ganhou novo desenho e um bigode cromado. Os instrumentos aventureiros como o inclinômetro e o quadro de instrumentos ganharam um novo grafismo. A versão segue equipada pelo e.TorQ 1.8, além de HSD, ar-condicionado e vidros e travas elétricas de série. Preços, até o momento, não foram divulgados, mas a única versão que deverá ganhar um acréscimo relativo será a Trekking, devido ao HSD de série. A Fiat diz que a versão Adventure faz da Strada a única picape compacta do Brasil a oferecer a opção de câmbio automatizado, que ela insiste em chamar de automático. Enquanto isso, na Argentina, a VW já vende a Saveiro I-Motion. Fiat_strada_working_002CE

… e a digníssima Sra. Palio Weekend 2013

Fiat_palio_weekend_attractive_004 

Muito se falou sobre o possível futuro da Palio Weekend. Rumores afirmavam que ela seria substituído por um SUV até 2014. Verdade ou não, já se ouviu falar sobre um projeto 326 SW em Betim (MG), que poderia ser a nova geração da Palio Weekend ou até mesmo o projeto do SUV, nomeado de tal forma para confundir as fontes da imprensa automobilística. De qualquer forma, a Weekend ganhou um banho de loja para resistir com a atual carroceria, e, cá entre nós, as mudanças estão interessantíssimas. Não podemos negar que o visual de um carro interfere imensamente na compra, e a Fiat se aproveitou disso para mudar pouco – e mudar muito bem. As mudanças são as mesmas da Strada exteriormente e interiormente, com para-choques que lembram o Grand Siena, lanternas escurecidas, novos volantes, novas saídas de ar e novo rádio, novos tecidos nas portas, além da estrutura elétrica revista, tal como na versão Adventure, que ganhou novo para-choque dianteiro. O volante de três raios é um dos pontos altos do interior: inédito, é inspirado no volante dos novos Palio e Grand Siena. E, pela primeira vez, esta geração da Palio Weekend conta com comandos no volante. Fiat_palio_weekend_trekking_005
A Weekend 2013 é dividida em três versões: Attractive, equipada com o 1.4 Fire, a Trekking, com o motor e.TorQ 1.6 e a Adventure, equipada com um motor 1.8 e.TorQ. Esta, por sua vez, oferece a opção do câmbio Dualogic como opcional. Assim como na Strada, a Fiat poderia ter suprimido o 1.4 Fire da Weekend. Para compensar a bobagem, a Fiat implementou airbag duplo e freios ABS de série em todas as versões, um salto de qualidade. Fiat_palio_adventure_023
Mesmo na meia-idade, passada a crise, a Weekend achou um bom cirurgião plástico. O interior, o principal problema do carro, em razão do visual cansado e inalterado desde o lançamento do Palio 2004, foi renovado, e o visual relativamente moderno, embora divida opiniões, deu conta das poucas mudanças. Agora é esperar que ela concorra com a própria Idea. Com o acréscimo do HSD, as duas deverão se aproximar em preços, já que, como no caso da Strada, os preços ainda não foram divulgados pela Fiat. De um lado, a Weekend é mais econômica, enquanto a Idea é razoavelmente mais espaçosa, e passará pelas mesmas alterações no interior futuramente. Está em dúvida? Não se culpe, ainda virão outros concorrentes para acirrar a disputa no segmento familiar: Spin, Lodgy… Fiat_palio_adventure_004_DESTAQUE

Preços:

Strada Working 1.4 FLEX 2013 2P – R$ 31.490 Strada Working Cabine Estendida 1.4 FLEX 2013 2P – R$ 34.540 Strada Working Cabine Dupla 1.4 FLEX 2013 2P – R$ 38.440 Strada Trekking 1.6 16V FLEX 2013 2P – R$ 38.350 Strada Trekking CE 1.6 16V FLEX 2013 2P – R$ 41.150 Strada Trekking CD 1.6 16V FLEX 2013 2P – R$ 45.050 Strada Adventure CE 1.8 16V FLEX 2013 2P – R$ 47.490 Strada Adventure CD 1.8 16V FLEX 2013 2P – R$ 51.490 Strada Adventure CD Dualogic 1.8 16V FLEX 2013 2P – R$ 54.060 Palio Weekend Attractive 1.4 FLEX 2013 4P – R$ 41.490 Palio Weekend Trekking 1.6 16V FLEX 2013 4P – R$ 43.360 Palio Adventure 1.8 16V FLEX 2013 4P – R$ 51.510 Palio Adventure Dualogic 1.8 16V FLEX 2013 4P – R$ 53.390   Veja também | Este é o Fiat Siena EL 2013

Fonte | Fiat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários