Após a chegada do Gol reestilizado a Hyundai revela mais alguns detalhes e as primeiras imagens oficiais de seu novo carro, um compacto que foi desenvolvido mirando o hatch alemão líder de vendas no país. O nome do modelo da empresa coreana também foi revelado, será Hyundai HB20. A produção do modelo será feita em Piracicaba-SP, a partir do dia 20 de setembro deste ano, chegando às revendas 20 dias depois.
O carro estará disponível com motores 1.0 e 1.6, a exemplo do que ocorre no VW, e oferecendo opcionalmente uma transmissão automática para o motor 1.6. Os preços serão de R$ 28 mil para o 1.0 e R$ 32 mil para o 1.6. A versão automática custará R$ 39 mil, e já virá mais recheada. Além da carroceria hatch o carro terá versões sedã e crossover, a partir do próximo ano, o que fará a fábrica produzir 150 mil carros anuais em 2013.
De série o carro terá um importante item de segurança: o airbag duplo. Os freios ABS são opcionais. Para o lançamento do modelo haverá uma rede própria de distribuição (deixando de lado a CAOA), mas a marca não revelou muito à esse respeito para os jornalistas que testaram o carro em solo nacional, em unidades com disfarces no visual. O nome HB20 mescla o nome do projeto (HB) e i20, nome adotado em veículos compactos da empresa na Europa.
Como o alvo do carro é o Gol, ele apresenta porte semelhante ao VW. O acabamento encontra-se um pouco acima e deverá ser o melhor da categoria, já a suspensão será um pouco mais macia que no modelo da VW. O design do interior também será um diferencial do HB20, com linhas modernas que lembram outro modelos da marca, como o Elantra. O visual, de acordo com as imagens reveladas pela marca, será um ponto interessante do carro.
O motor 1.0 é um bloco três cilindros, utilizado também no Picanto, com ajustes para render 80 cv e toque de 10,2 kgfm quando abastecido com etanol. Além do desempenho satisfatório, o carro terá consumo reduzido. A versão 1.6 16v gera 128 cv com etanol e possui comando variável. O desempenho desta versão é elogiável.
Com caixa automática de quatro velocidades os números do 1.6 ficam mais contidos. Esta transmissão é, por questão de custos, a mesma que equipou Soul e Cerato, que o hoje possuem caixa de seis marchas. Apesar de tudo esta transmissão deverá fazer seu trabalho sem problemas, privilegiando o conforto. O comportamento do carro é bastante elogiável. Inicialmente pensado em ser um meio termo entre Palio, macio, e a firmeza do Gol, o HB20 acabou se inclinando para o lado alemão, apesar de manter a sua maciez, necessária para as buraqueiras das nossas ruas, tornando-se um modelo confortável e estável. Se a Hyundai caprichar no marketing e preços os dinossauros Gol e Palio terão um sério problema pela frente.
Hyundai HB20: Novas imagens e detalhes do hatch compacto que enfrentará o Gol
- Danimar Lazaretti
- 20/07/2012
- 04:12
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...