Autódromo do Rio de Janeiro se despediu das competições oficiais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

IMG_1003
O Autódromo Nelson Piquet (Autódromo de Jacarepaguá) recebeu no último final de semana suas últimas corridas oficiais. O circuito, que já sediou F-1, Indy e MotoGP, recebeu a disputa da 3ª e 4ª etapas da Fórmula 3 Sul-Americana, além de duas provas do Brasileiro de Marcas e uma corrida do Estadual de Turismo. Stock Car e Fórmula Truck também já se despediram do autódromo carioca. IMG_0874
O circuito, que em 2007 já havia perdido seu trecho norte para a construção de estruturas para os jogos Panamericanos, e agora será totalmente demolido para dar lugar ao complexo esportivo que será usado nos Jogos Olímpicos de 2016. Depois disso, boa parte da estrutura dará lugar a condomínios particulares.
IMG_1031
Pior do que ver o clássico circuito está sendo eliminado e o prometido novo autódromo ainda não começou a ser construído. A confederação Brasileira de Automobilismo, a prefeitura do Rio de Janeiro, o Ministério dos Esportes e o Comitê Olímpico Brasileiro, haviam acordado que o autódromo de Jacarepaguá só seria desativado após a inauguração do novo Autódromo de Deodoro.IMG_1188
Agora a promessa é que um novo autódromo tenha sua construção iniciada em janeiro de 2013 em outro ponto da cidade, em Deodoro. A questão é que o terreno escolhido foi usado para treinamento do Exército e teria explosivos espalhados por ele. Varreduras estão sendo feitas, mas há ainda ONGs e órgãos ambientais intervindo por ali ser uma região de Mata Atlântica. Querem agora que seja usado outro terreno, a alguns quilômetros de distância.
IMG_0585
Se sair do papel – descumpe-me pelo pessimismo –, este novo autódromo até poderia sair mais barato do que deixar o atual adequado às regras da FIA. Apesar de toda a história do circuito, ele está em péssimo estado, irreconhecível, depredado. A estrutura das arquibancadas é pura ferrugem e o lado de fora ainda é possível até encontrar restos de chassis da antiga Clio Cup… Só espero que o automobilismo carioca não se resuma ao passado ou a circuitos de rua…

IMG_1044IMG_1064IMG_1309IMG_1307IMG_1318IMG_1342IMG_1351IMG_1346

IMG_1356IMG_1376

IMG_0437
Fotos | Henrique Rodriguez, Johanns Lopes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários