Serie 3 e modelo inédito da BMW poderiam ser produzidos em nova fábrica no México

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

BMW-3-Series_2012_1600x1200_wallpaper_01
A BMW pretende abrir uma fábrica no México. A informação é do portal Automotive News, que aposta no estado de Querétaro, na região central do país. Entretanto, a localidade ainda está dividida entre outros três locais. A região será escolhida até 2013, quando a fábrica deverá ser anunciada oficialmente. Procurado pelos incentivos fiscais, o México é uma boa opção para importação para os EUA e Canadá, países que forma, juntamente com ele, o bloco econômico Nafta. Entretando, quando o assunto é a América do Sul, a história pode ser mais complicada. Desde 2002, vigora um acordo bi-lateral entre México e Mercosul, onde o primeiro atua como um mercado observador do bloco sulamericano. Entretanto, recentemente, o Brasil entrou em uma batalha para refazer o acordo, usando como justificativa seu prejuízo em relação aos lucros bilionários do México, onde a mão de obra, os terrenos e os impostos são infinitamente mais baratos. O acordo também não está agradando a Argentina e praticamente se encontra suspenso, pois o México não está desposto a renegociá-lo com o país dos hermanos. BMW-3-Series_2012_1600x1200_wallpaper_5b
No caso do Brasil, o número de carros importados foi limitado, o que afetará os números de vendas. Se a BMW e seu segmento de luxo seriam afetadas, considerando o número de vendas baixo em relação a Nissan, por exemplo, é outra história. O fato cai por terra ao avaliar a notícia, considerando que a BMW focará a produção mexicana para o mercado norte e sul-americano e para a Ásia, fugindo da crise do Euro. Até o ano passado, a BMW cogitava produzir no Brasil, mas o aumento do IPI mudou a estratégia da marca. Nada foi cancelado oficialmente, mas a marca alemã não quer enfrentar os fortes impostos brasileiros e essa fábrica mexicana parece ser uma resposta à tentativa de estabelecer um complexo fabril por aqui. Com a produção anual de 100.000 a 150.000, a fábrica produziria principalmente o Serie 3 e um novo modelo de tração dianteira, a ser lançado daqui a alguns anos. O mais cotado para cá era o Serie 1, entretanto, já é um forte indício que, infelizmente, a BMW não terá produtos nacionais por aqui. Porém, o investimento mexicano pode ser uma resposta à rival Audi, que anunciou uma fábrica no mesmo país há algum tempo. É esperar para crer. Que não seja mais uma marca a focar no México do que no Brasil (se ao menos os impostos colaborassem…).

Com informações do Automotive News, via Quatro Rodas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários