A nova geração do Audi S3 chega agora para ser o mais agressivo da história, com 300 cavalos de potência. Como já é tradicional, além as mudanças na parte mecânica, o visual recebe cuidados especiais para transmitir a mesma agressividade encontrada sob o capô. O motor é o 2.0 TFSI, remodelado, com turbina de até 1,2 bar, e gerando 300 cv a 5.500 rpm e 38,7 kgfm de torque entre 1.800 e 5.500 rpm. Os bons valores de potência e torque não refletem em um consumo excessivo, pelo contrário, com câmbio manual o carro tem consumo de 14,5 km/l e de 14,2 km/l na opção automática.
Parte da “culpa” pelo consumo razoável é da injeção, que combina direta FSI com indireta, totalizando oito bicos injetores, mantendo a câmara de combustão sempre bem abastecida. Este sistema de injeção também é utilizado no novo motor 1.8 TFSI da marca.
A carroceria possui 1.395 kg, 60 kg mais leve que a geração anterior. Uma conta rápida e temos o valor de 4.65 kg que cada cavalo terá que mover. Vale lembrar que acima do S3 encontramos o RS3, atualmente com 340 cv, mas que terá potência ampliada em sua nova geração, para abrir distância do S3.
A transmissão pode ser feita por uma caixa manual de seis velocidades ou automática S-Tronic. A suspensão é 25 mm rebaixada em relação ao A3, além de ser mais firme, entretanto possui, opcionalmente, ajuste de rigidez. É a mesma suspensão S-line que pode equipar o A3. Para arrancar o carro possuir o lauch control, que faz o modelo arrancar o mais rápido possível, grudando os pneus 225/40 R18 no chão e aceleração até os 100 km/h em 5,1s com câmbio manual e 5,4s com a S-tronic. A velocidade máxima fica limitada em 250 km/h.
Visualmente o carro recebe mudanças na grade, pintada de cinza, para-choques, com novas entradas de ar, lanternas traseiras, totalmente de LED, para choques traseiro, com quatro saídas de escape, uma para cada cilindro, entre outros detalhes. O interior possui tons escuros e detalhes prateados e na cor vermelha. Os destaques ficam com o volante, de couro e com base achatada, e com o marcador da pressão de turbo no painel, no lugar do mostrador de pressão do líquido de arrefecimento. Bancos de couro e a letra S em alguns lugares completam a receita.
A lista de equipamento é mais completa que a do S3, tanto de série quanto a de opcionais. Entre eles encontramos alto-falantes da Bang & Olufsen, sistema que para o carro automaticamente em velocidades inferiores a 30 km/h, alerta de mudança involuntária de faixa, entre outros.
Audi lança S3 2013, 2.0 TFSI gera 300 cv
- Danimar Lazaretti
- 25/09/2012
- 19:07
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...