De tão importante para a Volkswagen, a apresentação do novo Golf se deu em evento exclusivo em Berlim, na Alemanha, se antecipando ao Salão de Paris. O presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, garantiu que nesta nova geração o Golf está mais seguro, confortável, maior e até mais leve, o que também permitiu torná-lo mais eficiente no que diz respeito a consumo e emissões de poluentes.
O visual está dentro do esperado. Não há ousadia, mas pelo menos há personalidade no conjunto suficiente para que ele não seja confundido com outro Volks. As linhas são retas, sóbrias, e ao mesmo modernas e elegantes, com um leve toque esportivo. Visto de perfil, lembra um tanto sua quarta geração.
Por dentro o carro apresenta um estilo sóbrio e moderno, com predominância de tons escuros. O quadro de instrumentos não foge ao conceito prático dos Volkswagen, mas o belo volante de três raios forma um bom conjunto. O console central está levemente voltado para o motorista, e nele uma tela no console central se encarrega de exibir informações do sistema multimídia e do carro.
Desenvolvido sobre a plataforma para motores transversais MQB, o modelo pode crescer sem que isso afetasse seu peso. São 4.255 mm de comprimento (+56 mm), 1.799 mm de largura (+13mm) e 1.452 mm de altura (-28mm), ficando um pouco mais baixo para ter melhor aerodinâmica. A distância entre eixos fica em 2.637 mm (+59mm). O porta-malas tem capacidade de 380 litros. Tomando os 1050 kg da versão básica do modelo, a redução de peso chega aos 109 kg.
De início o Volkswagen Golf terá apenas duas opções de motores a gasolina, um 1.2 litro de 85 cv e um 1.4 litro de 140 cv. Posteriormente estes motores serão oferecidos em versões de 105 e 120 cavalos, respectivamente. A versão GTI, que será apresentada no ano que vem, contará com um motor 2.0 de 225 cavalos.
Entre as opções diesel figurarão um 1.6 de 105 cavalos, o mais frugal de todos, prometendo consumo de 31 km/l, e um 2.0 de 150 cavalos. Entre as opções de transmissão figuram câmbios manuais de cinco e seis velocidades e automatizadas de dupla embreagem com seis e sete velocidades, sendo estas opcionais. A Volkswagen vai continuar a oferecer o Golf com tração nas quatro rodas opcional, mas estes só chegam às lojas no ano que vem.
Para o futuro também ficam versões com mecânica alternativa, como um motor 1.4 movido a gás natural e versões híbridas e elétricas. Fala-se que ele será vendido no Brasil a partir de 2014.
Volkswagen Golf VII em detalhes
- Henrique Rodriguez
- 04/09/2012
- 21:09
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...