A Honda revelou um novo motor a diesel, de 1,6 litro i-DTEC feito exclusivamente para o mercado europeu, onde equipará inicialmente o Civic. O motor possui a “Earth Dreams Technology” e usa engenharia avançada com aplicação de muito alumínio, resultando em um motor com apenas 47 kg de massa. Muito leve, o motor possui também bom rendimento, com potência de 120 cavalos e bom torque de 30,6 kgfm a 2.000 rpm. O consumo médio é de 27,7 km/l e as emissões são de 94 g de CO2 por quilometro. No início de 2013 ele será encontrado no Civic, já no final do ano equipará o crossover CR-V, mas sempre apenas na Europa. O motor será produzido na fábrica de Swindon no Reino Unido, de onde também sai o 2.2 i-DTEC. Para obter a redução de peso, a marca foi precisa. Nas paredes dos cilindros, por exemplo, a espessura foi reduzida em um milímetro, de 9 para 8 mm, em comparação com o 2.2. Pistões e bielas também são mais leves e assim perde-se menos energia com atrito. Sobrealimentado, o turbo Garret de quarta geração atua com mais agilidade e a injeção direta da Bosch trabalha a 1.800 bar. A câmara de combustão redesenhada visa evitar temperaturas em que são formados os NOx.
Novo motor Honda 1.6 diesel pesa apenas 47 kg e gera 30,6 kgfm de torque
- Danimar Lazaretti
- 20/11/2012
- 08:49
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...