Na última sexta feira a Hyundai revelou que já comercializou 50 mil unidades do HB20, entretanto apenas 26 mil foram entregues. Os clientes que aguardam pelos outros 24 mil carros poderão ter problemas com o prazo de entrega. Os funcionários da fábrica na marca em Piracicaba-SP entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira. A reinvindicação dos funcionários é um reajuste no piso salarial, que hoje é de R$ 1.287,00. Os funcionários querem no mínimo R$ 1.800,00 e já recusaram a proposta de R$ 1.600,00. A fabricante divulgou que cumprirá os prazos de entrega e as negociações continuam. O empasse deverá ser resolvido nos próximos dias. A fábrica em Piracicaba está em funcionamento desde setembro mas somente na última sexta-feira foi realizada a inauguração oficial, que contou com a presença do vice-presidente Michel Temer, do governador de São Paulo Geraldo Alckmin , do ministro Fernando Pimentel, do secretário Luiz Carlos Quadrelli e do chefão mundial da Hyundai, Chang Kyun Han.
O investimento na fábrica foi de 600 milhões de dólares e até aqui ela trabalha em dois turnos, mas a marca já estuda abrir um terceiro turno para atender a demanda do HB20, que já ultrapassou as 25 mil unidades que, segundo as estimativas da marca, deveriam ser vendidas até o final deste ano. A capacidade de produção atual é de 150 mil carros/ano, mas aumentará, com este terceiro turno, para 220 mil carros/ano. Apenas o motor e o câmbio vem de fora, todo o restante do carro é produzido no Brasil, assim além dos 1.800 empregos diretos a marca estima gerar mais de 20 mil empregos na região com a fábrica. O presidente e dono do grupo CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, estava na primeira fila de convidados na inauguração e em seguida foi cercado pelos jornalistas. O empresário negou a existência de algum atrito entre a Hyundai Motor do Brasil e seu grupo em virtude da separação das concessionárias do grupo CAOA com as do grupo Hyundai, que venderão o HB20. Vale lembrar que das 180 concessionárias que venderão o HB20, 30 serão de propriedade do grupo CAOA. Afirmou ainda que a Hyundai não tentou encerrar o contrato de exclusividade para venda de seus modelos com motorização superior a 2.0 no Brasil pela Caoa e que se estende até 2027. Confiante no futuro da parceria, Andrade possui atualmente investimento de 300 milhões de dólares até março de 2013 para a produção do ix35 em Anápolis, de onde atualmente sai o Tucson e os comerciais HR e HD.
Recém inaugurada, fábrica do Hyundai HB20 é paralisada por greve
- Danimar Lazaretti
- 14/11/2012
- 01:22
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...