Se estrelas do naipe do Lamborghini Veneno e Corvette Stingray conversível já são confirmadas para o Salão de Genebra de 2013, não podiam faltar os vários e diferentes carros-conceito. E um dos destaques dessa edição do evento suíço será o Kia Provo. Diferente dos Kia atuais, que têm Peter Schreyer à frente da equipe de desenho, o Provo teve seus traços criados em Frankfurt, tendo a equipe chefiada por Gregory Guillaume em vez do renomado designer alemão.
O resultado das linhas, porém, ficou igualmente agressivo. De dimensões compactas (3,88 metros de comprimento, 1,77 de largura, 1,35 de altura e um bom entre-eixos de 2,53m), o Provo se destaca por recursos estilísticos como portas sem coluna e linhas dos vidros laterais que parecem se integrar com as do para-brisa.
No estilo, como já foi dito, o Provo segue a – arrojada – escola de Peter Schreyer. Apesar do porte compacto, o carro possui rodas de alumínio de 19 polegadas, com “ombros” volumosos na traseira ressaltando ainda mais o contorno dos paralamas traseiros, que se integram com as lanternas traseiras. A frente mantém discretamente a identidade com os carros atuais da marca, e tem como destaque a grande entrada de ar na parte inferior do parachoque, que é pintada de laranja, mesma cor do teto e do parachoque traseiro do conceito. De acordo com Guillaume, as linhas do Provo tiveram forte inspiração em Fiat 500 Abarth, Alfa GT Junior e no Innocenti De Tomaso. No interior, couro, alumínio, o mesmo arrojo visual do exterior e telas de LCD para os controles de ar-condicionado e outros instrumentos.
Debaixo do capô o carro traz a maior semelhança com os modelos de linha. O propulsor é o mesmo 1.6 GDI Turbo que já é encontrado nas versões GT dos Kia Ce’ed e Pro Ce’ed, que debita 204 cv, com 45 cv adicionais de um motor elétrico, manda a força para as rodas traseiras. Movendo o conjunto está a primeira transmissão automatizada de 7 velocidades da Kia.
Salão de Genebra 2013 – Kia apresenta o Provo Concept
- Pedro Ivo Faro
- 04/03/2013
- 15:54
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...