Chevrolet Agile e Renault Clio se saem mal nos testes do Latin NCAP

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Hatches zeraram as notas de segurança para adultos

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Sob regras mais exigentes, inspiradas no padrão europeu de avaliação, o Latin NCAP divulgou há pouco o resultado de sua quarta fase de testes de segurança que avalia carros zero-quilômetro vendidos no México, Caribe e nas América Central e do Sul. Os dois únicos avaliados que são vendidos no Brasil,  Chevrolet Agile e Renault Clio,  não receberam qualquer estrela na segurança para adultos. Quanto a proteção infantil, o Chevrolet obteve duas estrelas, mas o pequeno Renault levou apenas uma. 851ed8bda91eb4
O órgão avaliou a estrutura do habitáculo do Renault Clio Mio (como é chamado na Argentina, onde é fabricado) como “instável nos testes de batida”. “As forças sofridas pelas cabeças dos dummies foram inaceitavelmente altas. Esses resultados fazem que o Renault Clio Mio obtenha zero estrela e zero ponto a respeito da segurança do adulto. A proteção do passageiro infantil também apresentou problemas. Uma baixa compatibilidade para a cadeirinha infantil e um fraco desempenho nos testes dinâmicos lhe concederam uma qualificação de apenas uma estrela”, segundo nota do Latin NCAP.
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A situação do Chevrolet Agile é pouco melhor: Também recebeu uma qualificação de zero estrela. “Os dummies passageiros registraram esforços elevados no teste de impacto; resultado da instável estrutura do habitáculo do carrol, expondo-se a área dos pés do motorista a maiores riscos. As forças sobre a cabeça do motorista foram inaceitavelmente altas. A proteção do passageiro criança obteve apenas duas estrelas”, diz a avaliação do órgão. Os dois modelos foram testados em suas versões sem airbags, como ainda são vendidos em parte dos mercados avaliados. Hoje o Agile é vendido apenas na versão LTZ, com airbags de série, mas a LT, vendida até o ano passado, não contava com o equipamento. O Renault Clio sequer os tem como item opcional. Outros carros avaliados foram a nova geração do Seat León, modelo baseado no Golf VII, e que, inclusive, foi o primeiro modelo avaliado pelo Latin NCAP a obter cinco estrelas em proteção a adultos, sendo que foram quatro para crianças. Ele foi avaliado com patrocínio do fabricante, assim como o Suzuki Celerio (nova geração do Alto), que obteve quatro estrelas para adutos e duas para crianças. O antigo Suzuk Alto também foi avaliado e zerou a segurança para adultos, mas recebeu três estrelas para crianças. O Nissan Tsuru, velha geração do Sentra lançada há mais de 20 anos e que hoje é o carro mais vendido do México, zerou todas as notas e surpreendeu negativamente a comissão avaliadora pela carroceria ter entrado em colapso com a colisão.

Novas exigências

Neste ano, o Latin NCAP aumentou a exigência de seus testes. O sistema de pontos pune os veículos quando os dummies sofrem cargas que supõem uma lesão fatal no próprio teste. Um carro cinco estrelas para adultos deverá, além disso, ser aprovado no teste de impacto lateral conforme regulamentação de 95 das Nações Unidas, bem como oferecer ABS e lembretes para cintos de segurança nos bancos da frente nos modelos padrão.

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