Apesar da beleza, destaque é estrutural
A Jaguar está mostrando no Salão de Frankfurt este crossover conceitual com uma bela pintura azul. Trata-se do C-X17, um projeto que servirá de inspiração para um futuro crossover da marca mas que, principalmente, apresenta uma nova estrutura de alumínio. As linhas do conceito são bastante futuristas, mas possuem ligações com modelos atuais da marca.
No exterior, destaque para as rodas de 23 polegadas, a ampla grade e os faróis e luzes diurnas de LED. A lateral possui linhas fluidas e aparência musculosa. Na traseira, as lanternas são semelhantes às encontradas no F-Type. Ainda que futuristas, estas curvas estão próximas do que será visto no modelo de produção.
Se o visual externo agrada bastante, o mesmo ocorre com o interior. Como esperado, o visual é futurista, com telas multifuncionais, quadros de instrumento digitais e ausência de alavanca de câmbio. O sistema de áudio encontrado no console é da Meridian. As cores preto e branco são empregadas no acabamento, já a iluminação é azul.
A estrutura é monocoque de alumínio. Desenvolvida especificamente para o projeto, utiliza liga de alta resistência mecânica e rigidez. Batizada de iQ [Al], esta plataforma é modular e servirá também para o novo sedan da marca, com chegada prevista para 2015. Detalhes técnicos não foram divulgados, mas a marca confirmou que a velocidade máxima ultrapassa os 300 km/h, com emissões inferiores a 100 gramas de CO2 por quilometro rodado.
As expectativas criadas pela marca em torno da utilização desta nova plataforma são boas. Segundo palavras de seu diretor, Adrian Hallmark, a estrutura em alumínio é o destaque do C-X17. Aliada à elementos técnicos, como os novos motores ultra-eficientes, e preço acessível, classe e a beleza dos Jaguar, o projeto é a “fórmula para um salto monumental adiante”.