Entre modelos equipados, Volkswagen up! é o mais econômico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Subcompacto fica atrás de “pelados” e modelos movidos apenas à gasolina

Volkswagen_up!
O motor 1.0 12v de três cilindros da Volkswagen já havia se mostrado eficiente no Fox Bluemotion, e agora mostra suas virtudes novamente no subcompacto up!, que ainda não foi lançado mas já foi avaliado pelo PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado ele é o mais econômico, o que não quer dizer que ele é o carro mais econômico do Brasil… Existe uma regra no PBE que determina que, se a montadora planeja comercializar mais de 33% dos veículos com ar-condicionado e direção assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenção dos resultados. E, como sabemos, ar-condicionado e a direção eletro-hidráulica Servotronic que equipará o up!, pesam sobre o motor. clio1
O Volkswagen up! foi avaliado em todas as versões, com carroceria de 2 ou 4 portas e câmbio manual e automatizado. Os manuais cravaram 9,1/9,9 km/l e 13,2/14,3 km/l (etanol e gasolina, cidade/estrada), enquanto os I-Motion fizeram 9/10 km/l e 13/14,4 km/l (idem), variações desprezíveis entre os tipos de transmissão. Considerando modelos “pelados” com motor flex, o mais eficiente é o Renault Clio (Nota A: 9,5/14,3 km/l na cidade; 10,7/15,8 km/l na estrada (etanol/gasolina), seguido pelo Nissan March (Nota A: 8,9/12,6 km/l na cidade; 10,4/15 km/l na estrada (etanol/gasolina).
lexus_ct200h

Já considerando modelos movidos apenas à gasolina, entram em cena os híbridos Toyota Prius e Lexus CT200h, que usam a mesma plataforma, com 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Depois deles vem o Smart Fortwo Mhd 1.0, com 13,2 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

Confira a listagem completa do PBE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários