F1: De tudo um pouco nos testes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Ferrari e McLaren lideraram, respectivamente, primeiro e segundo dias

2014 F1 Pre Season Test 1 - Day 2
Circuito de Jerez, Jerez, Spain.
Wednesday 29 January 2014.
Jenson Button, McLaren MP4-29 Mercedes.
World Copyright: Glenn Dunbar/LAT Photographic.
ref: Digital Image _W2Q9276.JPG
Ontem deu-se inicio às sessões de testes da F1, numa sequência que durará quatro dias, sendo que destes, dois já foram completados. E se viu de tudo um pouco nessas primeiras 48 horas da nova temporada. Dos últimos lançamentos, a um acidente e uma série de problemas nos carros a carro-pipa na pista e mudança repentina de direção nas equipes. TEST PRE-CAMPIONATO F1/2014 JEREZ DE LA FRONTERA
De todas as equipes, apenas a Lotus não compareceu na sessão (também a Marussia, mas por problemas no novo carro), e houve a apresentação (na pista mesmo) dos bólidos de Mercedes, Caterham, e Toro Rosso. Também foi a primeira exibição mais visível do carro da Force Índia, que só tinha aparecido de lado até então. De todos, o que causou mais estranheza no grid foi, sem sombra de dúvidas, o Caterham, com um bico de dois andares, sendo o inferior em forma de “rodo”, sustentando o enorme aerofólio dianteiro. A “aberração” foi pilotada pelo novato finlandês Marcus Ericsson, que nem chegou a marcar tempo.
cate-eric-jere-2014-2
O primeiro dia teve mais movimentação nos boxes que na pista, tendo como melhor prova que o carro que mais rodou deu só 31 voltas (a Ferrari, com Kimi Raikkonen), o que é relativamente pouco para um teste, e houve carros que sequer marcaram tempo, como a Red Bull e a Caterham. Falhas acometeram praticamente todos os modelos, causando três bandeiras vermelhas, com as quebras de Ferrari (Raikkonen), Force Índia (Sergio Pérez) e Mercedes (Lewis Hamilton) que espatifou o W05 na barreira de pneus após a asa dianteira se soltar no meio da reta do circuito andaluz.
464823133XX00004_F1_Testing
Com tantos imprevistos, o primeiro dia de treinos ficou com Raikkonen na pole, com 1:27.104, seguido de Hamilton, que mesmo com a batida obteve o segundo posto, 716 milésimos mais lento. Fechou o “pódio” o finlandês Valteri Bottas, da Williams, que marcou o tempo de 1:30.082, com apenas oito voltas completadas. Vale destacar que Sergio Pérez, com a Force India também deu boas voltas, mas acabou terminando com o quarto tempo.

Caminhões na pista e um novo dirigente

IMG_3901

Tal qual o primeiro dia, o segundo também teve mais movimentação nos bastidores que na pista. As atividades já começaram com um tom cômico, uma vez que no lugar dos bólidos, havia caminhões na pista: a Pirelli decidiu fazer de parte do segundo dia de treinos um teste para os pneus de chuva, aproveitando que havia caído um pé d’água na noite anterior no circuito espanhol. No decorrer da manhã, quando a pista secou, os caminhões irrigaram a pista para os testes de pneus continuarem.
2014 F1 Pre Season Test 1 - Day 2
Circuito de Jerez, Jerez, Spain.
Wednesday 29 January 2014.
Valterri Bottas, Williams FW36 Mercedes.
World Copyright: Alastair Staley/Williams F1.
ref: Digital Image _A8C8673
Dessa vez a McLaren, que nem conseguiu largar no dia anterior, foi a primeira a sair dos boxes, com Jenson Button (ainda que o mexicano Esteban Gutierrez, da Sauber, tenha sido o primeiro a marcar tempo). O piloto inglês ainda conseguiria a pole no final daquele dia, que teve, após algumas horas, a troca dos pneus de chuva pelos intermediários. A escuderia inglesa ainda roubaria a cena nos boxes, com o anúncio de Éric Boullier como diretor de competição do time. O francês, que se destacou comandando a Lotus, assumiu o cargo de Martin Whitmarsh, que saiu da McLaren depois de 25 temporadas.
464823133XX00051_F1_Testing
Mais uma vez Valteri Bottas andou forte, conseguindo até a pole provisória por um bom tempo e, novamente, fechou o dia em terceiro, dessa vez com uma diferença menor para os dois primeiros. A parte da tarde declarou o fim do teste de pneus e o início do treino em si, onde os resultados passaram a ser mais expressivos. Bandeira vermelha só teve uma, com a saída de pista de Gutierrez, que foi rapidamente resolvida.
2014 F1 Pre Season Test 1 - Day 2
Circuito de Jerez, Jerez, Spain.
Wednesday 29 January 2014.
Valterri Bottas, Williams FW36 Mercedes.
World Copyright: Glenn Dunbar/Williams F1.
ref: Digital Image _89P9539
A briga pela ponta da tabela de tempos foi até disputada, com Rosberg, Button, Pérez e Bottas, respectivamente de Mercedes, McLaren, Force India e Williams. Nessa segunda sessão os pilotos deram muito mais voltas. Rosberg completou 97 giros a bordo do Mercedes, enquanto que Button e Raikkonen – respectivamente primeiro e segundo – ficaram com 43 e 47 voltas.
Formula One Testing
Amanhã começa o terceiro dia de atividades. E também será a primeira oportunidade de Felipe Massa estrear o Williams FW36. Fica aqui o “boa sorte” da equipe do Novidades Automotivas ao piloto brasileiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários