BYD e Daimler mostram o Denza EV de produção

Denza / Salão de Pequim

BYD e Daimler mostram o Denza EV de produção

Elétrico de 117 cv roda até 300 km com uma carga

20140416122534-10563-1
A Daimler soube aproveitar a parceria com a chinesa BYD, empresa que além de produzir automóveis domina a fabricação de baterias. O resultado é o Denza EV, um hatch com pinta de liftback 100% elétrico que nem tem design tão ousado mas surpreende pela autonomia de 300 km para cada carga. 20140416123525-54607-1
Com design mais contido, se comparado com outros elétricos, o Denza EV será exclusividade do mercado chinês. Mesmo assim será caro: os preços sugeridos partem de 369.000 yuan, o que equivale a R$ 132 mil ao câmbio atual. Mas o preço poderia cair quase pela metade com benefícios fiscais. Ao menos haverá seis airbags, freios ABS, controle de estabilidade, sistema multimidia, bancos em couro, luzes de LEDs nos faróis e lanternas, câmera traseira, ar-condicionado e rodas de liga leve de 18 polegadas desde a versão de entrada.
lifestyle-detail-5-1
O conjunto mecânico parece compatível com a proposta. O motor elétrico gera 117 cv e 17,9 kgfm de torque, que pode passar a 29,3 kgfm caso necessite de mais força. O 0 a 100 é cumprido em 14 segundos. É muito, mas a bateria de 47,5 kWh deve pesar bastante. Para o fabricante, um usuário chinês precisaria recarregar o carro a cada três ou quatro dias, sendo que a carga numa tomada doméstica leva 32 horas. Com um carregador trifásico, no entanto, passa a menos de uma hora.
20140416122742-98247-1