Pergunta da Semana – Carros esportivos precisam ter tração traseira?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Isso de ter tração integral em tudo está certo?

Mercer-Series-5-Raceabout
O Mercedes Series 5 Raceabout de 1922 é considerado por muitos como o primeiro carro esportivo do mundo. Desde então, muitos outros foram paridos por engenheiros e suas máquinas de fabricar automóveis, como os Austin Healey, MGTD, Alfa Giulia, Porsche 356, Spitfire, MGB, XKE, 240Z, X1/9, 911, MX-5, TVR e muito, mas muito mais. TVR Cerbera violet drift
Se observarmos, verificamos uma característica que todos eles tinham em comum. Qual seria? Sim, você acertou, eles tinham tração traseira, independente se seus motores fossem na frente, logo atrás dos assentos, ou na parte de trás. Todos eles despejavam sua força nas rodas posteriores do automóvel. Paralelamente, desde antes da Segunda Guerra Mundial existem bons carros com tração dianteira. Entretanto, a mente iluminada de Sir Alec Issigonis e seu Mini trouxeram um novo panorama a esse tipo de configuração. Daí para o surgimento dos hot-hatches foi um pulo, e como esses pequenos automóveis são extremamente elogiados pela mídia e pelo público em geral! E mais: se são guerreiros e sanguinários no campo do desempenho, costumam ser mansos e amigáveis no trato diário. Desta forma, os esportivos de tração dianteira dominam o mercado mundial (em termos de volume, claro). Entretanto, onde andam os esportivos pequenos de tração traseira? Desapareceram? Em parte.
0CDA501C-9B6D-51A5-CFFBCA5AB9AE0314
Isso se dá, principalmente, pela ausência de pequenos veículos familiares com tração traseira. Estes eram os seus progenitores tradicionais, mas praticamente todos eles possuem tração dianteira. Daí pode surgir um intenso debate: pode um carro de tração dianteira ser considerado um esportivo legítimo? Ou são apenas mais um veículo com roupa de festa, invalidado como um membro da elite devido à terrível dissipação de potência de outrora? O eixo que traciona realmente é capaz de separar os homens das crianças? O que você acha? Para ser um carro esportivo, o mesmo tem que ter tração traseira? E para colocar mais lenha na fogueira com apenas duas palavras: tração integral! E que comecem as discussões!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários