F1 2014 – GP da Hungria

F1

F1 2014 – GP da Hungria

Numa corridaça totalmente imprevisível, Ricciardo vence nas voltas finais

BUDAPEST, HUNGARY - JULY 27:  Daniel Ricciardo of Australia and Infiniti Red Bull Racing celebrates victory with his team and the trophy in the pit lane after the Hungarian Formula One Grand Prix at Hungaroring on July 27, 2014 in Budapest, Hungary.  (Photo by Mark Thompson/Getty Images) *** Local Caption *** Daniel Ricciardo
Historicamente, quando se fala em GP da Hungria na Fórmula 1, muita gente nem se anima de assistir. O circuito de Hungaroring não tem quase nenhum ponto de ultrapassagem, e, para piorar, nas últimas temporadas isso parecia ser uma coisa seguida à risca, onde a pista ganhou até o maldoso apelido de “Hungaroboring”. Mas para 2014 a coisa estava totalmente fadada a ser diferente, para a alegria de todos. GP Spanien 2013
O tempero para uma corrida memorável começou, na verdade, 45 minutos antes da largada. A chuva, que quase sempre dilui a diferença entre os pilotos e proporciona corridas mais divertidas, deu o ar da graça. E quando ela se foi, a pista estava molhada, o que fez com que todo mundo largasse com pneus intermediários, até mesmo Lewis Hamilton (Mercedes) e Kevin Magnussen (McLaren), que tiveram que largar dos boxes, assim como Daniil Kvyat (Toro Rosso), que teve que fazer o mesmo por apagar no grid.
BUDAPEST, HUNGARY - JULY 27:  Nico Rosberg of Germany and Mercedes GP leads the field into the first corner during the Hungarian Formula One Grand Prix at Hungaroring on July 27, 2014 in Budapest, Hungary.  (Photo by Mark Thompson/Getty Images) *** Local Caption *** Nico Rosberg
Quando as cinco luzes vermelhas se apagaram (não há mais sinal verde para a largada, é bom lembrar), a pista estava em parte seca, e em parte molhada. E nas primeiras voltas a coisa parecia ser um repeteco das últimas duas corridas: Rosberg largara na frente e abria uma boa vantagem para Valtteri Bottas, que na primeira curva trocou de posição com Sebastian Vettel, da Red Bull, que era seguido de perto por um surpreendente Fernando Alonso na carroça chamada F14T da Ferrari. O resto do pelotão seguia na mesma toada, e, dessa vez, Felipe Massa não abandonou nas primeiras curvas.
Formula One World Championship
Até o as primeiras voltas, os quatro eram seguidos respectivamente por Button, Ricciardo, Hulkenberg, Massa (que perdeu duas posições na largada), Jean-Éric Vergne e Sergio Pérez. Hamilton ainda escapou na curva 2, culpando os freios. Mas aí começou uma corrida “com a faca nos dentes”, arriscando o que podia e o que não podia para recuperar posições.
GP UNGHERIA F1/2014
Enquanto o companheiro de equipe, Nico Rosberg, já abria quase 3 segundos para Bottas na quarta Volta, o inglês da equipe prateada já passava Kevin Magnussen, Pastor Maldonado e Max Chilton, ficando em 17º. Kimi Raikkonen, que havia largado em 16º, seguia no mesmo ritmo do outrora rival pelo título de 2007. Mas aí na nona volta aconteceu o incidente que embaralharia novamente as cartas: Marcus Ericsson rodou e bateu forte na barreira de pneus, obrigando o Safety Car a entrar na pista. Com isso, todo mundo rumou para os boxes para trocar os pneus, uma vez que a pista já havia secado e os compostos intermediários estavam se deteriorando rapidamente (ainda que a chuva fosse uma ameaça a qualquer momento, dado o tempo cinzento em Hungaroring).
Hungaroring, Budapest, Hungary.
Sunday 27 July 2014.
Felipe Massa, Williams FW36 Mercedes, leads Jean-Eric Vergne, Toro Rosso STR9 Renault, and the remainder of the field at the start.
World Copyright: Alastair Staley/Williams F1.
ref: Digital Image _79P7184
A coisa começou a ficar animada justo nos boxes, onde a maioria dos pilotos optou pelos compostos macios. Jenson Button quase acertou uma Toro Rosso ao sair do pit da McLaren, e pouco antes disso, Esteban Gutiérrez e Sergio Pérez protagonizaram um duelo mexicano roda a roda para ver quem saía primeiro dos boxes, onde o piloto da Force India ganhou vantagem. Depois de todo mundo parar, a ordem na frente do Safety car já era imprevisível como a corrida se tornaria: Ricciardo, Massa, Alonso, Vergne, Rosberg, Vettel, Hamilton, e Pérez, com Bottas (que estava confortavelmente em 2º antes da parada) apenas em 11º. Aliás, o Safety Car ficou mais duas voltas na pista (saindo na 13ª em vez da 11ª), graças a Romain Grosjean, que rodou quase no mesmo lugar que Marcus Ericsson bateu.
Jenson Button on track.
Na relargada, Button encostou em Ricciardo e passou o australiano. O mesmo fez o companheiro de equipe Magnussen, ainda de intermediários, para cima de Rosberg, pulando para quarto. Mais atrás, Hamilton já era nono. Nesse ponto, já estava rolando uma intensa briga entre Rosberg, Vettel e Hamilton, com uma ou outra intromissão de Jean-Éric Vergne. E, na volta 15, surgiram mais alguns abandonos: Hulkenberg saiu depois de um toque com Sergio Pérez (sendo que ele foi o único que completara e pontuara em todas as corridas até aquele momento).

Corrida maluca

GP UNGHERIA F1/2014

Quando a corrida parecia “estabilizada” novamente, com Ricciardo abrindo larga vantagem sobre Massa e Alonso ameaçando o brasileiro, Sergio Pérez roda na sujeira da pista e bate forte no muro. Ele felizmente nada sofreu, mas o Safety Car veio para a pista de novo. Com isso, mais uma rodada de pit stops. Alonso e Ricciardo colocaram compostos macios, enquanto que a dupla da Williams voltou de médios. Quando o Safety Car saiu, a ordem era outra novamente: Alonso, Vergne, Rosberg, Vettel, Hamilton, Ricciardo, Massa, Gutiérrez, Räikkönen, Sutil, Kvyat, Button, Bottas, Magnussen, Chilton, Bianchi, Maldonado e Kobayashi.
BUDAPEST, HUNGARY - JULY 27:  Sebastian Vettel of Germany and Infiniti Red Bull Racing leads Lewis Hamilton of Great Britain and Mercedes GP during the Hungarian Formula One Grand Prix at Hungaroring on July 27, 2014 in Budapest, Hungary.  (Photo by Lars Baron/Getty Images) *** Local Caption *** Sebastian Vettel;Lewis Hamilton
Alonso se mandou na frente e Vergne foi tentando segurar Rosberg. Vettel fazia o mesmo, que tinha o quinteto Hamilton, Ricciardo e Massa, Raikkonen e Gutiérrez atrás dele. Aí Rosberg foi mais uma vez para os pits e Hamilton pegava o segundo lugar. Na mesma hora, Vettel deu um show de habilidade e evitou uma pancada certa no muro da reta oposta após girar 360º. Depois dessa parada e do quase-acidente, a ordem era a seguinte: Alonso, Hamilton, Ricciardo, Massa, Räikkönen, Button, Sutil, Magnussen, Bottas e Rosberg.
GP UNGHERIA F1/2014
Alonso, então, foi tentando se afastar de Hamilton, que tinha 4s para Ricciardo. Massa era o quarto, a 12s do espanhol da Ferrari, que acabou indo aos pits na volta 39. Hamilton assumiu a liderança e Alonso retornou em quinto, atrás de Raikkonen. Aí foi a vez do inglês da Mercedes parar e colocar compostos médios, voltando atrás de Alonso, na quinta posição. E novamente Ricciardo era primeiro, com Massa em segundo.

Final emocionante

hami3

Na 42ª volta, Raikkonen foi aos boxes e voltou em oitavo, atrás de Vettel, e fazendo uma belíssima briga por essa posição com ele. Mais na frente, a briga prateada da Mercedes era pelo quarto posto, com Rosberg tentando passar Hamilton. E Ricciardo, que era líder naquele momento, parava (já estávamos na volta 55), com Alonso tomando novamente a liderança. Rosberg também foi novamente aos pits, voltando com os pneus de risca amarela e com pressa, passando Massa e Raikkonen pouco após retornar à pista, e correndo como nunca para alcançar Hamilton, que vinha em terceiro.
BUDAPEST, HUNGARY - JULY 27:  Fernando Alonso of Spain and Ferrari, Nico Rosberg of Germany and Mercedes GP and Daniel Ricciardo of Australia and Infiniti Red Bull Racing drive during the Hungarian Formula One Grand Prix at Hungaroring on July 27, 2014 in Budapest, Hungary.  (Photo by Lars Baron/Getty Images) *** Local Caption *** Fernando Alonso;Lewis Hamilton;Daniel Ricciardo
E aí, a dez voltas do fim, a “corrida maluca” na Hungria, a coisa ficou disputada de um jeito que jamais se vira antes no travado circuito europeu (que Nelson Piquet por vezes chamava de “kartódromo”). Alonso era líder com os pneus em frangalhos, seguido de perto por Hamilton e Ricciardo. Todo mundo sabia que o espanhol não conseguiria segurar a ponta, mas ninguém duvidava que ele venderia caro(?) a posição. Enquanto ele rebolava para se manter na posição de honra, Ricciardo passava Hamilton no limite da aderência (e das travadas curvas) do circuito. Aí o sorridente australiano da Red Bull passou pela Ferrari do asturiano parecendo um foguete, onde ele nada podia fazer para conter. Ainda assim, nas voltas finais Alonso segurou Hamilton bravamente e ficou com um segundo posto que ele definiu como “uma vitória”, numa clara mostra de que sua Ferrari não está entre os melhores carros do grid.
BUDAPEST, HUNGARY - JULY 27:  Daniel Ricciardo of Australia and Infiniti Red Bull Racing celebrates victory on the podium next Fernando Alonso of Spain and Ferrari and Lewis Hamilton of Great Britain and Mercedes GP after the Hungarian Formula One Grand Prix at Hungaroring on July 27, 2014 in Budapest, Hungary.  (Photo by Drew Gibson/Getty Images) *** Local Caption *** Daniel Ricciardo;Fernando Alonso;Lewis Hamilton
Ricciardo, que no pódio parecia ter uns 64 dentes na boca, estourou o champagne com Alonso e Hamilton, enquanto que Rosberg (em quarto), já depois da corrida, chiava pela oportunidade perdida de vencer a corrida caso Hamilton abrisse para ele. Massa, que também lamentou algumas coisas do Williams FW36, fechou em quinto, na frente de Raikkonen, Vettel, Bottas, Vergne e Button. Com isso Rosberg ainda está na liderança, 11 pontos à frente de Hamilton.
GP UNGHERIA F1/2014
Depois da corridaça no GP que todos menos esperavam que acontecesse (e que fez com que todo mundo quisesse logo uma próxima corrida), a Fórmula 1 fará uma parada de aproximadamente um mês, retornando, para a alegria geral de todos os fãs, no mítico circuito de Spa-Francochamps. Até lá!
BUDAPEST, HUNGARY - JULY 27:  Daniel Ricciardo of Australia and Infiniti Red Bull Racing celebrates victory in Parc Ferme after the Hungarian Formula One Grand Prix at Hungaroring on July 27, 2014 in Budapest, Hungary.  (Photo by Dan Istitene/Getty Images) *** Local Caption *** Daniel Ricciardo

Fotos | F1 Fanatic