Nissan inaugura centro de design no Rio de Janeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Estúdio local terá peso no visual de carros que logo serão vendidos por aqui

Nissan0294
Criar um projeto global é um desafio para qualquer fabricante de automóveis. É necessário entender os mais diversos tipos de consumidor antes de criar um carro capaz de agradar a maioria. Para ajudar neste desafio, a Nissan está inaugurando o  Nissan Design América Rio (NDA-R), um estúdio satélite que tem a missão de dar pitacos nos desenhos dos carros da marca baseados no gosto do brasileiro. IMG_20140806_114309109_HDR
A inauguração do espaço, que fica dentro da sede da Nissan do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, contou com a presença do vice-presidente de Design da Nissan Américas, Taro Ueda, que esteve por trás do design de Nissan Sentra, New March e Altima e dos Infiniti Q50 e QX60. É a ele, baseado no centro de design de San Diego, a quem Robert Bauer, líder do escritório brasileiro, irá se reportar. Usando o Sentra de exemplo, Ueda explicou um pouco dos processos que envolvem a criação de um modelo “Glocal”, como a fabricante define os carros globais com características locais. Todos os estúdios – o que ainda inclui Londres, Pequim e a matriz, em Atsugi, no Japão – criam desenhos independentes baseados em uma proposta inicial. Destes, alguns são selecionados e ganham modelagem em 3D. O passo seguinte é unificar as melhores propostas de cada projeto em um protótipo feito em argila com 1/4 do tamanho real.
IMG_20140806_114544843_HDR
Os passos seguintes envolvem uma “briga saudável” entre o departamento de design e o de engenharia. É que nem todas as formas propostas podem ser reproduzidas numa linha de montagem com a devida agilidade e atendendo ao limite de preços. Claro que o departamento de engenharia também tenta propor uma saída boa para os dois lados. “50% das questões nós conseguimos administrar bem, mas para resolver a outra metade a gente precisa brigar mesmo”, brinca o executivo.
IMG_20140806_124611501_HDR
O estúdio brasileiro tem a oportunidade de opinar em carros que podem nem ser vendidos no Brasil, mas sua opinião pode pesar mais quando houver intenção de vendê-lo por aqui. E para agradar os brasileiros eles farão pesquisas constantes, envolvendo gostos, atitudes e a cultura local. Aliás, estas pesquisas começaram há cinco anos, quando a Nissan enviou designers para seu escritório em São Paulo. O resultado foi a criação do conceito Extrem, atração do Salão do Automóvel de 2012, e que chamou atenção pelo seu tom de laranja. Taro Ueda, que dirige o “esquisito” Nissan Juke no dia-a-dia, mas que se diz fã do Datsun 240Z – esportivo japonês do início da década de 70 –, está no Brasil pela segunda vez e ainda não entendeu como um país tão alegre, repleto de belas paisagens naturais e cheio de cores ter tantos carros preto, prata e branco nas ruas. Dizem que isso envolve o valor de revenda, mas vamos deixar essa para o NDA-R responder.
Nissan0329

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários