Volkswagen Fox 2015 se transforma em um mini-Golf e estreia equipamentos importantes

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Volkswagen Fox 2015 se transforma em um mini-Golf e estreia equipamentos importantes

Controles de estabilidade e tração, motor 1.6 16v, câmbio de 6 marchas…

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Ainda novinho, o Volkswagen Fox saiu do Brasil na tentativa de ganhar a vida na Europa como carro de entrada. Não foi tão mal, mas teve mais sucesso no Brasil, onde um dia desejou assumir o posto do Gol. Agora, prestes de completar 11 anos, ele passa por mais uma reestilização, que chega acompanhada de novas responsabilidades. IMG_4308
O Volkswagen Fox 2015 ficou a cara do Golf, o que de alguma visa fazer ele parecer mais sofisticado. Sua missão a partir de agora não é ser um mero compacto espaçoso para os mais altos, ele também precisa ocupar o posto que logo será abandonado pelo Polo, que já comemora a iminência de sua aposentadoria. Não foi à toa que o Fox abandonou a carroceria de duas portas há alguns meses e agora recebe equipamentos de série mais sofisticados e até um novo motor.
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Vejamos… É um Golf em miniatura! Ainda baseado no mesmo projeto de 2003, ele tem frente com todos os elementos novos, como os faróis mais inclinados com elementos internos quadrados e uma linha cromada que tem continuidade na nova grade frontal, os interligando. O novo para-choque tem extremidades mais pronunciadas, colocando em destaque os faróis de neblina e as linhas descontínuas entre os faróis de neblina e a tomada de ar inferior remetem ao Tiguan R-Line, por exemplo. A traseira copia até mesmo elementos da personalidade do Golf, como as lanternas que avançam a lateral respeitando as linhas da coluna C, e elas avançam sobre a tampa do porta-malas. Aquele vinco mais forte na tampa da mala e o logotipo que serve de puxador também são vistos no hatch médio. O para-choque teve seus refletores deslocados para uma peça preta que simula um humilde extrator.
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As mudanças na lateral não se resumem a novas calotas e rodas. Os retrovisores são novos, com molduras maiores e ainda com opção de repetidores de seta. Por dentro as mudanças são mais discretas. Resumindo, além de plásticos com novas texturas, o quadro de instrumentos tem novo grafismo, enquanto as saídas de ar centrais passam a ser quadradas. Tecidos dos bancos e dos painéis de porta também são novos.

Novidades técnicas na pré-adolescência

Mesmo com apenas 11 anos o Fox já começa a engrossar a voz. Culpa do novo motor 1.6 16v MSI, que gera 120cv a 5750rpm e 16,8kgfm de torque a 4000rpm, já visto em Saveiro Cross e Gol Rallye, mas em casamento inédito com o câmbio manual MQ200 em uma versão seis marchas, inédita no Brasil (o do Golf é a MQ250, preparada para um torque maior). Apesar de ser baseado num câmbio que é referência entre os carros nacionais, esta versão de seis marchas – com eixos substituídos – tem engates ainda melhores e precisos, um pouco mais leves. Ele explora melhor os momentos mais vigorosos do motor e ainda ajuda a economizar algum combustível.
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É um conjunto que faz o Fox ir de 0 a 100km/h em 9,8s e alcançar a velocidade máxima de 189km/h (com etanol),obtida em quinta marcha, pois a função da sexta é apenas reduzir as rotações do motor em velocidade de cruzeiro. Pra conter este ímpeto, o motor é acompanhado de discos de freio dianteiros maiores – mas os tambores permanecem no eixo traseiro. IMG_4337Opcional, o  câmbio I-Motion (automatizado) é de segunda geração, mas mantém suas cinco marchas. Ele tem trocas mais rápidas do que na primeira geração do sistema – ainda disponível para as versões com o antigo motor 1.6 8v -, mas se você não se antecipar aos momentos de troca e aliviar o pé direito imediatamente, você ainda sentirá trancos. Na prática, é como se você trocasse a marcha de seu carro acelerando. A vantagem é que você não perceberá as trocas se aliviar o pé, e isso é um avanço. O lado triste é que este motor é exclusivo para a versão topo de linha Highline. Ela é equipada de série com lanternas escurecidas, frisos laterais cromados, para-brisa dégradé, apliques em alumínio nos pedais, ponteira de escape dupla, rodas de liga leve aro 15", abertura do porta-malas na chave, volante multifuncional revestido em couro – o mesmo do Golf -, ar-condicionado e computador de bordo I-System. Seu painel pode ser preto ou cinza, dependendo do gosto do cliente.IMG_4315IMG_4314
E não é só. Há boas novidades entre os equipamentos de segurança, como o controle de tração, que é de série, e os opcionais controle eletrônico de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), assistente de partida em rampa (HHC) e brake assist (BAS), assistente de frenagem, que mede a força e a velocidade necessária e atua para que ela ocorra da melhor forma. Juntos eles corrigem o comportamento do carro e o mantém "na mão" em situações de baixa aderência. Com estes equipamentos, e outros opcionais como retrovisor interno eletrocrômico e sensores de iluminação e de chuva e a mesma central multimídia com navegador que equipa Passat e Tiguan, por exemplo, o Fox promete ser capaz de superar o Polo e despontar definitivamente como um compacto premium. Outro novo opcional são os faróis de neblina capazes de mover seu facho no sentido das curvas realizadas pelo veículo abaixo dos 40km/h.

A base da pirâmide

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IMG_4125Mesmo com tantas novidades, o Fox manteve seu lado “pop”. As demais demais versões também tem novidades, como a direção com assistência elétrica, antes restrita ao Bluemotion, e agora presente em todas as versões como equipamento de série. O volante com regulagem em altura e profundidade também é novidade em todas as versões. A versão de entrada do Fox ainda é a Trendline, oferecida com os motores 1.0 8v de quatro cilindros, que gera até 76cv (5250rpm) e 10,6kgfm (3850rpm) de torque com etanol, e com o 1.6 8v de quatro cilindros com 104cv (5250rpm) e 15,6kgfm (2500rpm) com etanol. Além dos equipamentos já citados, figuram na lista de equipamentos de série os obrigatórios freios com ABS e dois airbags dianteiros, preparação para som, banco do motorista com regulagem em altura, vidros dianteiros elétricos, rodas de aço aro 15", indicador de troca de marcha, chave canivete e travas elétricas. Novo Fox 1.0 Trendline – R$ 35.900
Novo Fox 1.6 Trendline – R$ 39.800
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IMG_4169Em seguida vem o Fox Bluemotion, única versão com o motor 1.0 12v de três cilindros, que gera até 82cv (6250rpm) e 10,4kgfm (3000rpm) com etanol, pelo qual somos apaixonados, graças ao desempenho tão bom quanto o consumo. Ele tem mudanças no visual, como a grade mais fechada e com um friso azul na base, spoiler traseiro, faróis escurecidos, rodas de aço aro 14" e o painel é cinza. Em matéria de equipamentos de série, há computador de bordo e econômetro. Ele ainda pode contar com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, uma novidade no segmento. Novo Fox BlueMotion – R$ 37.690
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Novidade na linha é a versão Comfortline, disponível com os mesmos motores do Trendline. Era a versão intermediária e mais recheadinha que realmente fazia falta linha, e soma à lista de equipamentos do Bluemotion os retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria, retrovisores com ajuste elétrico e repetidores de seta, faróis de neblina, porta-luvas iluminado, rodas de aço aro 15", vidros dianteiros e traseiros elétricos e sistema de som com CD player, MP3, entradas USB, SD e AUX, e Bluetooth. Teto-solar, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de iluminação e de chuva são opcionais a partir desta versão. Novo Fox 1.0 Comfortline – R$ 38.190
Novo Fox 1.6 Comfortline – R$ 41.490 O mais caro, Highline, ainda inclui lanternas escurecidas, frisos laterais cromados, para-brisa degradê, apliques em alumínio nos pedais, ponteira de escape dupla, rodas de liga leve aro 15", abertura do porta-malas na chave, volante multifuncional revestido em couro – o mesmo do Golf -, ar-condicionado, controle de tração e computador de bordo I-System. Seu painel pode ser preto ou cinza, dependendo do gosto do cliente. Só não tem mesmo é ar-condicionado digital. Novo Fox 1.6 Highline – R$ 48.490