Marca é a segunda holandesa a entrar no mundo dos superesportivos
Quando se fala da Holanda lembramos de várias coisas (principalmente da cerveja Heineken e do excelente futebol jogado por lá, com destaque para a seleção de 1974 e de times antológicos do PSV e do Ajax), além da Spyker no ramo dos superesportivos. Mas é de lá que também vem um dos mais recentes supercarros da atualidade (e potencial rival da marca de herança aeronáutica), o Vencer Sarthe.
Apesar da origem holandesa, o nome faz alusão à França, mais precisamente às 24 horas de Le Mans (que são disputadas justamente no circuito de Sarthe). O modelo surgiu em 2012, com algumas imagens preliminares e informações técnicas. Ano passado ele reapareceu como um protótipo, e a produção (artesanal, de um por dia) foi anunciada há poucas semanas.
Movido por um motor V8 central-traseiro 6.3 com compressor (cuja origem não é revelada, a empresa apenas diz que emprega “os melhores componentes originais disponíveis”), desenvolve 622cv e 85,5kgfm de torque, que levam os 1.390 kg do carro aos 100 km/h em 3,6 segundos, com máxima de 338 km/h. Se já são números expressivos, vale lembrar que eles ficaram ainda melhores que os primeiros informados no protótipo de 2013 (da imagem abaixo), quando ele não tinha compressor e gerava 510cv e 66,2kgfm, e fazia de 0-100 km/h em 3,8s, com máxima de 326 km/h. A distribuição de peso é de 45%/55% (frente/traseira, respectivamente), medindo 4,51m, com 1,98m de largura, apenas 1,19m de altura e entre-eixos de 2,79m.
A herança das corridas aparece na estrutura tubular de aço, célula de segurança da cabine em cromo-molibdênio, assoalho de alumínio e carroceria de plástico e fibra de carbono. As linhas dele, aliás, foram aprimoradas frente aos primeiros protótipos, com alterações como uma nova capa do motor, colunas C reestilizadas junto ao novo aerofólio que se move automaticamente e novos splitters frontais.. E o requinte não ficou de lado, com revestimentos em couro e Alcantara e painéis de fibra de carbono no interior que, apesar de minimalista, concentra tudo que o esportivo tem de importante numa central multimídia no centro do painel.
Este é o Vencer Sarthe
- Pedro Ivo Faro
- 27/09/2014
- 13:27
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...