Toyota Prius tem redução de preço e passa a custar R$ 111 mil

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Toyota Prius tem redução de preço e passa a custar R$ 111 mil

Até então, híbrido era vendido por R$ 120.830

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Favorecido pelo decreto do governo federal que reduz a alíquota do imposto de importação para veículos híbridos, o Toyota Prius sofreu redução considerável em seus preços. O híbrido japonês custava R$ 120.830, e agora sai por R$ 111.000. O imposto varia de acordo com a eficiência e o local onde o carro ou seus componentes são fabricados.

Apesar de seu lançamento no exterior em 1997, o modelo chegou ao Brasil apenas em janeiro de 2013 e, desde então, 386 unidades foram comercializadas.
O Toyota Prius é movido por dois motores – um a gasolina e um elétrico. A estrela é o motor elétrico de alto rendimento, que gera até 82 cavalos e 21,1 kgfm de torque. Mas há ainda o 1.8 16v VVT-I de ciclo Atkinson (com tempo de admissão maior que o de ciclo Otto, mais comum) que gera até 99 cv e 14,5 kgfm de torque. Eles são coordenados por uma transmissão CVT e juntos geram até 138cv, pois nenhum dos dois motores trabalham em potência máxima juntos.
O motor elétrico é alimentado por bateria, que por sua vez é recarregada pelos freios regenerativos do modelo ou por um gerador ligado ao motor à gasolina, sem depender de carga externa. A bateria não necessita de manutenção nem de troca periódica, e sistemas como como compressor do ar-condicionado, bomba d’água e direção são elétricos, tirando do motor 1.8 a esta obrigação, trabalhando mais “leve”.
Quem tira o Prius da inércia é o motor elétrico. O motor térmico só entra em operação a partir dos 40 km/h. O motorista é informado o tempo todo sobre consumo e qual fonte de energia está sendo usada, entre outros itens, por meio do painel digital. Segundo os testes de eficiência do Inmetro o Prius consegue rodar 15,7 km com um litro de gasolina na cidade e 14,3 km na estrada.
O veículo oferece quatro modos de condução, inclusive um apenas elétrico. No normal, a fonte propulsora se alterna conforme as condições de dirigibilidade. Tem ainda o modo econômico e o Power, que prioriza ultrapassagens e retomadas.