Controle de estabilidade passa a ser obrigatório na Europa

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Lei obriga o sistema em automóveis e comerciais leves

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Apesar de estar presente na grande maioria dos carros vendidos na Europa, só agora o controle de estabilidade (ESP) passa a ser obrigatório por lá. A medida vale para todos os veículos de passeio e comerciais leves vendidos nos países que compõem a União Europeia. Até agora, 84% de todos os veículos novos comercializados na Europa estavam equipados com o sistema, que será estendido a todos os outros tipos de veículos no próximo ano. Estima-se que desde a sua introdução o controle de estabilidade impediu 190.000 acidentes e salvou mais de 6.000 vidas por lá. Por meio de sensores, o ESP analisa 25 vezes por segundo se o carro está se movendo na direção correta e entra em ação para corrigir a trajetória reduzindo o torque do motor. Se isso não for suficiente, ele irá atuar no freio de uma ou mais rodas de forma que o motorista possa retomar o controle do veículo. Hoje o ESP é equipamento obrigatório nos Estados Unidos e no Canadá desde setembro de 2011 para todos os veículos com um peso bruto de até 4,5 toneladas. Também é obrigatório na Austrália e Israel, enquanto o Japão, Coreia do Sul, Turquia, Rússia e a vizinha Argentina já planejam a obrigatoriedade para os próximos anos.

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