Nova Yamaha YZF-R1 põe fim a seis anos de espera

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Nova Yamaha YZF-R1 põe fim a seis anos de espera

Em nova geração, esportiva aposta em tecnologia

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Até 2008 o mercado de motos superesportivas estava em alta. De dois em dois anos as motos recebiam alguma atualização, e logo aparecia uma nova geração. Mas após a crise econômica o desenvolvimento diminuiu e, em alguns casos, ficou até estagnado. Desde aquela época a Yamaha YZF-R1 mudou pouco e só ganhou três novas séries especiais. A espera parece ter sido recompensada, não só com períodos econômicos melhores, mas também com uma nova geração totalmente revisada, que acaba de ser apresentada no Salão de Milão. Nova R1 (8)
Logo de cara se nota que a nova rompe com o estilo seguido por 10 anos na R1. Agora há faróis de LED, bem baixos na carenagem, com faixas de leds acima deles e outros leds para luzes de direção nos retrovisores. Completando o estilo, agora as rodas e o subchassi traseiro usam magnésio, e o painel é completamente digital.
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O motor também é novo. Denominado CP4, ele tem quatro cilindros, 16 válvulas e 998 cilindradas. Mais leve e estreito, ele agora tem bielas e válvulas de admissão de titânio, que também é o material de que é feito o escape, além de pistões forjados. Potência e torque não foram informados, mas espere números no mesmo patamar da Ninja H2 (vista nesta edição), na casa dos 200 cv. Alta tecnologia YZF-R1-2015-1-620x310
E, como era de se esperar, ela também aposta alto na tecnologia: controles de tração, largada (para aceleração rápida com mínima perda de tração) e empinada (evita o levantamento da frente). Um sistema de medição inercial em seis eixos permite à central perceber como a moto está sendo pilotada, incluindo inclinação lateral e longitudinal e a rotação de ambas as rodas, e os freios são combinados (acionar o dianteiro aciona o traseiro também), onde os dutos do sistema são de aço inox.
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E, para quem quiser ter uma experiência ainda mais próxima da MotoGP, há a versão YZF R1M, que tem itens especiais como carenagem de fibra de carbono, tanque e balança traseira polidos e controle eletrônico de suspensão da marca Öhlins.
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