IPI para carros novos volta à alíquota normal em 2015

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Aumento dos preços dos carros 1.0 pode chegar a 4,5%

VW Gol Special 2015
Reduzido desde maio de 2012 o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) volta à alíquota original em 2015. O imposto vem se recompondo gradualmente desde 2013 e deveria ter voltado ao valor original em julho, mas houve adiamento no reajuste. O impacto nos preços dos carros 1.0 será de 4,5%. palio_002
Artimanha usada desde 2009 para estimular o mercado automotivo – e outras áreas da indústria – e evitar demissões na indústria, há tempos a redução do IPI não é suficiente para convencer o consumidor a levar para casa um carro novo. Não à toa, houve menos emplacamentos de veículos novos em 2014 – o números não estão fechados, mas a queda pode ser de 10%. Para carros 1.0 flex o IPI passa dos 3% para 7%, o que representaria um aumento efetivo de 4,5%. Hoje o carro nacional mais barato, o Palio Fire 2p passaria dos R$ 25.430 para R$ 26.545. É bem verdade que o preço dos automóveis novos subiu consideravelmente ao longo de 2014, a ponto do preço de tabela quase nunca ser praticado. Isso por si só pode conter o aumento motivado pelo reajuste do IPI.

As alíquotas ficam assim:

Motor flex até 1 litro – 7% (antes 3%)
Flex, de 1.0 a 2.0 – 11% (antes 9%)
Motor a gasolina – 13% (antes 10%)

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