Lifan 320 zera testes de colisão do Latin NCAP; Chevrolet Onix teve nota recalculada

Latin NCAP / Segurança

Lifan 320 zera testes de colisão do Latin NCAP; Chevrolet Onix teve nota recalculada

Chinês tem uma das piores pontuações e Onix foi reavaliado pelo órgão

8547f60d0f21b4_5
O Latin NCAP divulgou novos resultados de sua quinta fase de testes. Desta vez os testes foram realizados com o Lifan 320, que obteve zero estrela na proteção do ocupante adulto e criança depois de ser avaliado em um teste de batida frontal a 64km/h. O Chevrolet Onix teve seu teste reavaliado pela adição de lembrete do uso do cinto de segurança, mas manteve três estrelas para adultos e duas para crianças. 8547f60d0f21b4_3
O Lifan 320 deixou de ser vendido no Brasil em 2012, mas ainda é oferecido em alguns países vizinhos. Montado no Uruguai, o carro avaliado foi comprado no Chile. Os ferimentos causados na cabeça e no peito do motorista fizeram que o carro obtivesse zero estrela quanto à segurança do ocupante adulto. A estrutura do 320 foi qualificada como instável, fato agravado pelo fato do volante ter se soltado na batida, o que leva a crer que a segurança do passageiro adulto não melhoraria nem mesmo com airbags.
8547f60d0f21b4_1

O pequeno chinês também obteve zero estrela quanto à segurança do passageiro-criança. Ao contrário de todos os outros fabricantes, a Lifan não quis recomendar o uso de cadeirinha infantil para o teste do Latin NCAP, o que é punido com redução de pontos; já que se considera que os fabricantes são responsáveis pela segurança de todos os passageiros no veículo. O Latin NCAP teve que selecionar os SRIs a serem utilizados no teste. No caso do Chevrolet Onix, não houve outro teste de colisão, mas sim uma revisão de sua nota. Nos testes apresentados em agosto, atingiu as três estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do passageiro infantil. No mesmo mês o modelo foi atualizado e recebeu lembrete para colocação do cinto de segurança, aumentando a nota de proteção ao passageiro adulto em 0,5. Desta forma, passou de 10,17 para 10,67 pontos e mesmo assim continua com três estrelas. Para o Latin NCAP, isso demonstra como os fabricantes estão reagindo de maneira positiva aos testes e melhorando seus modelos.
8547f60d0f21b4_2