Spyker tem falência declarada pela justiça holandesa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Fabricante de superesportivos chegou a vender alguns C8 no Brasil

autowp.ru_spyker_c8_spyder_1
Foram duas semanas em busca de interessados em sua reestruturação, mas a fabricante holandesa Spyker não conseguiu investidores e teve sua falência declarada. A decisão foi tomada pela corte distrital de Midden-Nederland após pedido do administrador encarregado do caso. A marca fabricava superesportivos desde 1999 e alguns deles foram vendidos no Brasil. spyker_c8_aileron_2
Agora os ativos da empresa devem ser vendidos para pagar suas dívidas. Em um comunicado, o CEO Spyker, Victor Muller, disse: "Em 2000, nos propusemos a criar um superesportivo do zero com uma distribuição global e nós conseguimos isso. Ao longo dos anos realizamos alguns empreendimentos ousados que deixaram suas marcas na companhia e que, por sua vez contribuíram para sua morte hoje ". "Eu vou me esforçar para ressuscitar Spyker, assim que for possível e, assumindo que teremos sucesso, perseguirei nosso objetivo de fundir-se com um fabricante de aviões elétricos de alto desempenho e desenvolver Spykers elétricos revolucionários”, completou.
spyker_c8_laviolette_2
autowp.ru_spyker_mf1_3Fundada em 1880, a Spyker era originalmente uma fabricante de aviões, mas chegou a fabricar alguns carros  antes de falir em 1929. Seu nome foi ressuscitado em 1999 como fabricante de superesportivos. No ano seguinte lançaria o C8 – que chegou a ter algumas unidades vendidas no Brasil entre 2009 e 2011. Em 2006 a empresa se aventurou na Fórmula 1 com uma equipe, vendida no ano seguinte.
autowp.ru_spyker_c4_1
Foi o desejo de ter carros elétricos o que levou a Spyker a, em 2010, fechar acordo com a General Motors para comprar a fabricante sueca Saab. Mas o negócio fracassou e a Saab entrou em concordata e em seguida teve suas dívidas repassadas a investidores chineses. Desde então, a Spyker tenta se reestruturar, mas mesmo com o projeto do novo esportivo B6 Venator não teve sucesso. Foi engolida por seus planos ambiciosos.
spyker_b6_venator_concept_8

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários