Avaliação – Volkswagen Saveiro Highline Cabine Dupla une trabalho e lazer

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Versão inédita conta com cinco lugares e espaço para carga

05 - ZPn7jkp
Se 100 anos atrás as fabricantes de automóveis se contentavam com um único modelo, hoje são tantos que nem sempre elas sabem em qual segmento atua cada um. A Volkswagen Saveiro Cabine Dupla ajuda nisso, sendo vários carros ao mesmo tempo. 19 - jZobjKK
Depois que a Fiat descobriu que o consumidor de uma picape compacta não quer transportar apenas carga, quer levar mais do que um carona, a Volkswagen se viu obrigada a pegar a mesma onda. Pode não fazer muito sentido, mas em um primeiro momento o que se tem é uma caçamba ambulante que pode levar cinco pessoas e custa a metade do preço de uma Amarok. Confesso que torcia o nariz para esse tipo de picape quando ainda eram especulações. Me embrulhava o estômago lembrar da Ford Pampa Cabine Dupla criada pela Souza Ramos nos anos 80 e imaginava que o design seria a última preocupação novamente. Não foi bem assim com a Saveiro. Forma e função são equilibrados entre soluções curiosas, como o teto 10cm mais alto na parte traseira para acomodar os novos passageiros. Mas não teve jeito: o degrau lateral para acesso à caçamba foi eliminado.
08 - Bh48b6a
O banco de trás é algo mais que quebra-galho. Dá para ficar ali, desde que haja boa vontade do motorista, que não pode recuar totalmente seu banco, e da galerinha de trás que firma um acordo de cavalheiros para não forçar o encosto do banco da frente com os joelhos. Só não é pior porque os passageiros do banco traseiro ficam em uma posição mais elevada e o encosto traseiro tem inclinação confortável. Janelas basculantes e até uma tomada 12v adicional para carregar o celular são as amenidades para a galera do fundão.  Mas só dá para andar em cinco por trajetos curtos, apesar de ter encosto de cabeça para todos. Essa Saveiro tem cabine dupla mas ainda é compacta e tem largura limitada.
39 - JtAiyeQ
É claro que com o aumento no espaço interno custou espaço na caçamba. A capacidade está 344 litros menor (um Gol tem 280l, por exemplo), passando dos 924 litros da versão de cabine simples para 580 litros nestas dupla. É mais do que se tem em um Voyage, com a vantagem de que você não precisa se preocupar com a limpeza da caçamba e o céu é o limite para o tamanho da carga. É aí que esta versão sustenta sua razão de existir.

Versão exclusiva

23 - WenzXL6

30 - WtSuDMpQuando com cabine dupla, a Volkswagen Saveiro tem três versões – Trendline, Highline e Cross. A Highline é exclusiva desta carroceria e representa a opção certa para quem quer misturar lazer e trabalho. E, se tempo é dinheiro, cobra muito tempo, também: R$ 58.610. O motor é o antigo MSI 1.6 8v, que rende 101cv com gasolina e 104cv com etanol, o que não deixa de ser bom. Há bastante torque em baixa e isso é muito importante numa picape. O câmbio é manual de cinco marchas com engates precisos, e com escalonamento correto que garante o 0-100km/h em 10,9s e velocidade máxima de 171km/h, segundo a Volkswagen.
24 - zzfA2g1
O consumo não é excelente, mas também não é dos piores: a média da equipe variou entre 7,5 km/l a 9,5 km/l, com álcool e gasolina, na ordem, sempre na cidade. O pacote de equipamentos da versão Highline ao menos é completo e sem exageros. Computador de bordo, ar-condicionado, rodas de 15 polegadas, chave canivete, direção hidráulica, retrovisores elétricos com repetidores de seta, faróis e lanterna de neblina, som com MP3 player e Bluetooth, vidros elétricos e volante multifuncional compõem a lista dos principais elementos.

36 - SscDMuM25 - I1XhxZu11 - dYZD7i8

Por dentro, não há luxo. Acompanha o Gol Highline – ex-Power – com painel em dois tons de cinza, mas de plástico duro com poucas rebarbas e encaixes corretos. Mas não há nada que convença de que daqui a um ano o plástico que envolve os botões dos vidros elétricos não estará todo descascado, algo crônico na família Gol. O revestimento em couro dos são opcionais da versão. O do motorista tem ajuste de altura. Já a coluna de direção é fixa – nada de ajustes de profundidade ou altura.
41 - APWRBC8
Ao volante, a Saveiro prova que a cabine maior não tirou dela o melhor comportamento dinâmico da família. O motor está adequado à proposta, enquanto a suspensão com molas progressivas  mantém conforto mesmo carregada e não dá batente. A bitola traseira maior dá a sustentação necessária nas curvas, sempre superadas sem a traseira insinuar o desenho de se tornar a dianteira. A visibilidade traseira, que nunca foi o forte de picapes compactas, fica ainda pior quando o carro está carregando com passageiros, claro. Esqueça o retrovisor interno neste caso. O que temos aqui é um carro que consegue ser uma picape, um hatch duas portas e um sedã, equipado, divertido e caro, tudo ao mesmo tempo agora.

Galeria
Fotos | Henrique Rodriguez

Ficha Técnica

Motor: flex, 1.598cm³, 16V, quatro cilindros em linha, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico. Potência máxima: 101cv com gasolina e 104cv com etanol a 5.250rpm. Torque máximo: 15,4kgfm com gasolina e 15,6kgfm com etanol a 2.500rpm. Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,2 segundos e 10,9 segundos com gasolina e etanol. Velocidade máxima: 169km/h e 171km/h com gasolina e etanol no tanque. Peso: 1.111kg. 715kg de carga útil. Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com mola helicoidal e barra estabilizadora. Traseira interdependente com braços longitudinais e molas helicoidais. Pneus: 205/60 R15. Freios: Discos ventilados na frente e discos atrás. Dimensões: 4,49 metros de comprimento, 1,71m de largura, 1,55m de altura e 2,75m de distância entre-eixos. Capacidade da caçamba: 580 litros. Tanque de combustível: 55 litros.

O que ouvir na Saveiro Highline?

Volkswagen Saveiro Highline by Primeira Marcha on Grooveshark

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários