Apesar de estar 6,5cm mais alto, tração integral será opcional na Europa
Sedã aventureiro? Pois é… Uma das atrações da Volvo para o Salão de Detroit é o S60 Cross Country, versão do belo sedã sueco com suspensão elevada em 6,5cm e que nem sempre terá tração integral. Também não é um carro-conceito: já tem lançamento nos Estados Unidos e Europa confirmados para este ano.
Sedãs com suspensão elevada são tão raros quanto um Lobo-Guará: houve o AMC Eagle Sedan nos anos 80 e o Subaru Outback Sedan de 1998 a 2007 nos Estados Unidos (o JAC J3 Turin não entra na conta, apesar da altura). Neste caso o S60 apenas se aproveita do mesmo acerto do V60 Cross Country lançado no ano passado.
Apesar das rodas aro 18” e das 19” opcionais serem calçadas com pneus de perfil um pouco maior que o normal, é a suspensão mais alta e a tração integral (que não será oferecida em alguns mercados) o que confere ao sedã alguma capacidade off-road. As molduras nas caixas de roda e as proteções nos para-choques estão ali mais por questões psicológicas. Pelo menos não inventaram de colocar o estepe pendurado na traseira deste sedã… Nos Estados Unidos e na Europa o Volvo S60 Cross Country será oferecido com o motor 2.0 de cinco cilindros com turbo e injeção direta que gera 250cv, com tração integral mas opção de tração dianteira na Europa. Na Europa ainda haverá opção de motores 2.0 e 2.4 diesel.